A Eurofarma, uma das três maiores companhias de capital regional da América Latina, anunciou a conclusão do acordo para compra de ativos da Hypera Pharma, que haviam sido adquiridos da Sanofi, para os mercados do México e Colômbia.
A compra contempla os medicamentos Calcigenol (cálcio) e Melox (antiácido) no México; Pepsamar (antiácido) e Pax (antigripal) na Colômbia. A receita anual dos produtos é de aproximadamente USD 15 milhões, e a aquisição reforça a posição da Eurofarma na região.
Leia também – Pesquisa aponta aumento do uso da telemedicina no BrasilAMP
A empresa soma essa aquisição a outras recentes transações realizadas nestes países. No último ano, a Eurofarma concluiu a compra de 12 medicamentos da Takeda e um da Lilly no México, além de seis produtos da Grünenthal na Colômbia. O movimento, alinhado com o plano estratégico, reflete o esforço de crescimento orgânico e inorgânico para que as vendas internacionais representem 30% das receitas totais da Eurofarma. Em 2021 as vendas internacionais representaram 16%. Com presença em 20 países da América Latina, a Eurofarma também deu passos para operações greenfield em Moçambique e Angola e constituiu um JV ainda não operacional nos EUA. No Brasil, é líder em receituário médico e vice-líder em Genéricos.
Para Maria Del Pilar Muñoz, Vice Presidente de Novos Negócios e Sustentabilidade da Eurofarma, a conclusão do acordo reforça a presença em dois mercados importantes da região. “São dois mercados muito relevantes. O México é o segundo país da região, ficando atrás apenas do Brasil. A aquisição nos permitirá ampliar nossa atuação no segmento de OTC, medicamentos isentos de prescrição, com marcas estabelecidas e bastante reconhecidas, e avançar algumas posições nos rankings dos 2 países. Nossa estratégia de crescimento inorgânico segue focada em mercados-alvo na região, onde já temos uma excelente plataforma e cobertura, além de novas geografias. Para isso, estamos constantemente buscando oportunidades de incrementar nosso pipeline em M&A”, conclui.
A Eurofarma atua desde 2012 na Colômbia, onde também possui uma planta fabril, e iniciou em 2021 suas atividades de promoção médica no México.
*Informações da Assessoria de Imprensa