Nos últimos anos, muito tem se falado sobre marketing digital, um conjunto de técnicas que pode ser usado para divulgar produtos e serviços, atrair e fidelizar clientes e gerar valor para a marca. Dados de 2023 mostram que os investimentos no setor cresceram 11% em relação ao ano anterior no Brasil, movimentando R$ 16,4 bilhões.
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Os números são do estudo Digital AdSpend Brasil, produzido pelo IAB Brasil em parceria com a Kantar Ibope Media. O levantamento também revelou que a área da saúde está entre os setores que menos investiram em marketing digital no ano passado.
Entretanto, a quinta edição do estudo Bússola de Marketing, realizado pelo Grupo Croma, apontou que essa realidade pode mudar, já que as empresas de saúde pretendem aumentar os investimentos na área em 2024.
Ambas as pesquisas reforçam que para não ficar para trás e obter destaque diante da concorrência, os gestores de hospitais, clínicas, laboratórios e outras empresas de saúde devem apostar em estratégias de marketing digital, como redes sociais, SEO backlinks e digital PR.
Impactos do marketing digital para o setor da saúde
Em um mundo cada vez mais digital, estar presente no universo on-line é uma tarefa para qualquer empresa. A internet tem se tornado sinônimo de negócios, sendo uma ferramenta para a divulgação de serviços, a atração de clientes e o fortalecimento da reputação da marca. Nesse contexto, o marketing digital ganha destaque, uma vez que reúne uma série de estratégias elaboradas para alcançar resultados positivos no ambiente digital.
Considerada essencial, a área da saúde é constituída por redes hospitalares, clínicas, ambulatórios, planos de saúde e profissionais de diferentes especializações espalhados em todo o país. Só de médicos, estima-se que no Brasil haja, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 545 mil.
Para os profissionais autônomos e as empresas do setor, a internet pode ser utilizada para se conectar com o público, e o marketing digital é a forma de conquistar maior visibilidade.
Além de ser importante para os negócios, as estratégias podem contribuir para o bem-estar da população, já que incluem a produção de conteúdo de qualidade sobre temas relacionados à saúde.
Como investir em marketing digital
Para investir em marketing digital, os profissionais e as empresas de saúde devem buscar apoio especializado, por meio de uma agência de link building no Brasil. Na prática, o trabalho inclui o conhecimento na história da marca e os estudos sobre a área para que, assim, possam ser elaboradas estratégias para aumentar a visibilidade e oferecer um caminho para o contato rápido e fácil com os futuros pacientes.
Mas para conseguir realizar esses feitos, os profissionais da agência precisam de informações específicas, como quais são os objetivos da marca, que tipo de público deseja atrair, quais mídias serão trabalhadas, entre outras questões.
As informações serão importantes para a elaboração do planejamento estratégico. A partir daí, a agência poderá apresentá-lo, explicando as particularidades e os desafios, para, em seguida, colocar a mão na massa.
Nesse momento inicial, os gestores das empresas de saúde compreendem o que é PR, quais as estratégias do marketing de conteúdo, a importância das mídias digitais, como funciona o link building e outros temas relacionados ao trabalho da agência.
A partir disso, são providenciadas as ações necessárias para melhorar o posicionamento da marca no ambiente digital. Todas as iniciativas devem respeitar as normas éticas estabelecidas pelos conselhos que regulam a publicidade e a propaganda na saúde.
Segundo a resolução nº 1974/2011 do Conselho Federal de Medicina, a publicidade na área deve ter caráter educativo e informativo, não havendo espaço para fazer comparações, autopromoção, sensacionalismo e promessas de resultados. Além disso, a resolução também informa que não é permitido divulgar formas de pagamento, preços e ofertas.
*Informações Assessoria de Imprensa
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