O Lab-to-Lab Pardini, do Grupo Fleury, apresentou boa notícia no Congrelab 2024 – 19ª edição do Congresso Gaúcho de Análises Clínicas, que aconteceu nos dias 22 e 23 de novembro, no Centro de Eventos da PUC, no Rio Grande do Sul: a planta produtiva que era dedicada exclusivamente ao Laboratório Weinmann, vai atender aos clientes do Lab-to-Lab Pardini no Sul do país.
Prevista para meados de 2025, a conversão da área técnica vai ampliar a capacidade produtiva da rede de laboratórios na região, bem como o acesso da população a um amplo portfólio de exames. O evento é organizado pela LAS Laboratórios Associados, que representa mais de 90 laboratórios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, dos quais, 40 são parceiros do Lab-to-Lab Pardini.
Após a combinação de negócios entre os Grupos Pardini e Fleury, o Lab-to-Lab Pardini passou a ser uma unidade de negócio do Grupo Fleury dedicada ao mercado B2B, com a terceirização de exames para laboratórios parceiros. A Medicina Diagnóstica B2B, que inclui a prestação de serviços para laboratórios de diagnósticos (lab-to-lab) e em hospitais em todo o país, tem se destacado em relevância nos negócios da companhia. Atualmente, essa avenida de negócios realiza cerca de 20 milhões de exames por ano para clientes corporativos do Sul do Brasil. Com a utilização da área técnica da marca Weinmann, no Rio Grande do Sul, o volume de exames pode chegar a 35 milhões por ano.
O negócio Lab-to-Lab mudou a medicina diagnóstica e o acesso aos exames. Com a terceirização, a amostra é que viaja, não são os pacientes que viajam. Há 30 anos, uma pessoa que estivesse no interior do Rio Grande do Sul, por exemplo, e precisasse fazer um exame de alta complexidade, necessitava se deslocar até Porto Alegre, às vezes até São Paulo, para fazer um exame de análise clínica. Hoje em dia isso não acontece mais. A rede de parceiros permite uma oferta mais prática para o paciente e para o médico prescritor, bem como maior acesso.
O mercado lab-to-lab no Grupo Fleury
O Grupo Fleury se posiciona como um dos maiores players de lab-to- lab do Brasil em termos de faturamento. A avenida de crescimento “Medicina Diagnóstica B2B”representou, nos nove meses de 2024, cerca de 23,5% da receita e 56,3% do volume de exames consolidado. O Lab-to-Lab é responsável por cerca de 45% do volume de exames processados e 20% do faturamento.
Ao longo dos nove meses de 2024, a receita bruta do negócio B2B do grupo Fleury foi de R$ 1.492,3 milhões, 61,7% maior do que o mesmo período de 2023. Em volume de exames, foram 141,2 milhões de exames realizados, 79,9% a maior do que os primeiros nove meses de 2014.
De acordo com o diretor da Unidade de Negócios Lab-to-Lab do Grupo Fleury, Fernando Ramos, dentre os benefícios da terceirização de exames, vale destacar a entrega mais rápida de laudos para os laboratórios, para os pacientes e para os médicos, além da expansão do portfólio de exames, principalmente exames de baixa, média e alta complexidade.
GRANDES NÚMEROS LAB-TO-LAB PARDINI
- Quantidade de clientes: + de 7,7 mil
- Volume de exames processados: 136 milhões em 2023
- Volume da receita: R$ 1,4 bilhão em 2023
- Tamanho do portfólio: + de 9 mil testes
- Municípios atendidos: 2.200
- Rotas: 400 rotas logísticas cobrem todos os estados da federação e na maioria das regiões utiliza um modelo multimodal (carros, motocicletas, aeronaves comerciais, barcos e drones) para transporte de amostras biológicas mesmo em áreas de difícil acesso.
- KM percorridos diariamente: +126 mil (cerca de três voltas ao redor do globo terrestre)
- Áreas técnicas integradas: 14 Núcleos Técnicos
Principais diferenciais do Lab-to-Lab Pardini
- robusta infraestrutura logística por meio do transporte de amostras no menor tempo possível com sinergia operacional e de rotas logísticas
- tecnologia com integração de sistemas, permitindo rastreabilidade e acesso aos resultados em tempo real, em qualquer canto do país;
- alta especialização científica e modelo produtivo inovador com processamento de testes com automação e em escala, gerando melhor custo-benefício
A representatividade do Sul no negócio Lab-to-Lab
Atualmente, o Lab-to-Lab Pardini soma cerca de 1.042 clientes na região Sul do país, com espaço para crescimento a partir da ativação da planta produtiva no Rio Grande do Sul. A região Sul é uma prioridade estratégica para o Grupo Fleury. No negócio Lab-to-Lab, é a região que mais cresceu em 2024. Por isso, a companhia tem direcionado fortes investimentos. Além da inauguração da nova planta produtiva em Porto Alegre, a área técnica de Itajaí, em Santa Catarina, também está sendo reformada para dobrar a capacidade produtiva da região.
O Sul do país representa aproximadamente 14% do volume de faturamento do Lab-to-Lab e 16% do volume de testes realizados. São cerca de 20 milhões de exames por ano, na região. Rio Grande do Sul tem maior participação dentre os três estados da região.
Para operar na capacidade produtiva da nova área técnica, serão mais de 30 rotas logísticas para atender aos clientes de mais de 200 cidades. Essa eficiência logística pode reduzir o tempo de transporte das amostras em média 60%, mas com picos de 99% de redução, no caso da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Para complementar: o negócio B2C do Grupo Fleury está representado por unidades próprias das marcas Weiman e Serdil no Rio Grande do Sul; pela São Lucas em Santa Catarina e pela a+ no Paraná.
A terceirização de exames (Apoio Laboratorial)
A terceirização do processamento de exames foi criada em 1997 pelo Hermes Pardini, de forma pioneira no mercado de medicina diagnóstica do País, para atender à demanda de ampliação de exames oferecidos pelos laboratórios espalhados pelo Brasil e, muitas vezes, distantes dos grandes centros urbanos. O modelo viabiliza a sustentabilidade dos laboratórios de pequeno e médio porte, uma vez que esses serviços de saúde não precisam desenvolver núcleos técnicos para o processamento e análises de exames, que exigem investimentos relevantes e alta especialização. Ao mesmo tempo, garante a competitividade desses negócios em pequenos centros, democratizando o acesso à saúde de alta qualidade no país.
Nos últimos anos, o mercado de apoio (B2B) cresceu mais rápido do que o mercado nacional de Análises Clínicas (B2C), pela aceleração na tendência de terceirização de exames e introdução de novos testes especializados. Os principais perfis de cliente são laboratórios (pequeno, médio e grande porte), hospitais, clínicas, órgãos públicos, farmacêuticas, operadoras de saúde verticalizadas e cooperativas médicas.
Em 2024, o Lab-to-Lab Pardini anunciou seu propósito para o mercado: entregar saúde para as pessoas e crescimento para o negócio dos clientes. A rede contribui com o desenvolvimento dos laboratórios – seja em práticas de gestão, produção eficiente ou conhecimento técnico – e aumentam a competitividade deles no mercado em que eles atuam – sejam eles laboratórios, hospitais, clínicas, órgãos públicos, empresas farmacêuticas, operadoras verticalizadas, cooperativas médicas.
*Informações Assessoria de Imprensa
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