O Juntos pela Saúde é uma iniciativa do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) com gestão do IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) e lança, em parceria com a Umane, associação isenta e sem fins lucrativos que apoia iniciativas no âmbito da saúde pública, edital que destinará 20 milhões de reais para iniciativas de fortalecimento da saúde pública nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Leia também – Saúde suplementar odontológica cresce e eleva atenção para métodos de contratação
Serão aceitas propostas que aprimorem o acesso e a qualidade da Atenção Primária à Saúde nas regiões Norte e Nordeste do Brasil por meio do apoio à organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS) e das linhas de cuidado prioritárias, priorizando inovação, tecnologia e saúde digital. As inscrições podem ser feitas até 10 de março por meio de inscrição no site.
As RAS, segundo o Ministério da Saúde, são arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas que, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado. As linhas de cuidado são percursos assistenciais padronizados com foco em ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação.
A iniciativa Juntos pela Saúde, estruturada sob a lógica de matchfunding, busca reunir recursos para apoiar e fortalecer o acesso à saúde nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. “Apoiar uma iniciativa como o Juntos Pela Saúde por meio deste chamamento público fortalece nosso objetivo como instituição, de fomentar a ampliação do acesso à saúde e a resolutividade do sistema, com foco nos serviços da Atenção Primária à Saúde. Nossa visão é a de ter a Umane contribuindo para reduzir as desigualdades no acesso à saúde, somando os saberes e inovações locais e regionais com o potencial da organização de processos de trabalho, do uso de dados e da tecnologia”, diz Thais Junqueira, Superintendente Geral da Umane.
Para Paula Fabiani, CEO do IDIS, unir esforços em prol de objetivos comuns é a grande força do modelo de matchfunding: “A chegada da Umane é motivo de celebração para nós. Fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) nas regiões brasileiras que mais precisam é um desafio grande e a necessidade de apoiar estas áreas é urgente. A construção da parceria entre IDIS, BNDES e UMANE, e o lançamento deste primeiro Edital, representam um passo fundamental rumo às transformações que almejamos”.
Carla Reis, chefe do Departamento do Complexo Industrial e de Serviços de Saúde do BNDES, também destaca a relevância do modelo de matchfunding para captação para a Saúde: “Somar capital público e privado para fortalecer a saúde pública é um ganho extraordinário para todos os envolvidos no processo, sobretudo para quem está na ponta, beneficiando-se dos serviços oferecidos pelo SUS. Com a parceria da Umane esperamos poder apoiar projetos que contribuam para o fortalecimento da Atenção Primária nos municípios mais carentes do Norte e Nordeste”.
Os projetos interessados devem apresentar orçamento mínimo de R$2 milhões, atuar no fortalecimento da APS e em aspectos como a integração e interoperabilidade dos sistemas de informações do SUS, na cobertura de APS e acesso à saúde e/ou no monitoramento de doenças crônicas não transmissíveis e saúde materno infantil. O edital completo está disponível aqui.
*Informações Assessoria de Imprensa
Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate