Curitiba implanta novo conceito para tratamento de quimioterapia

quimio
(Foto: Divulgação)

Curitiba está implementando um novo conceito no tratamento da quimioterapia, com atendimento 100% privativo e humanizado para pacientes que estão realizando a infusão dos medicamentos de controle da doença, sem custo extra pela individualidade. 

Leia também – Inside Diagnósticos realiza mais de 457 mil exames e atende 51 mil pacientes com laboratórios em contêineres nas UPAs de São Paulo

Durante a quimioterapia, é comum que pacientes realizem a infusão dos medicamentos em poltronas, lado a lado, sem divisórias e muitas vezes sem a possibilidade de estarem acompanhados por familiares ou amigos. Além disso, efeitos colaterais como coceira, falta de ar, dor abdominal, febre, calafrios, vômitos, convulsões ou desmaios tornam o ambiente ainda mais desconfortável. E, para aqueles que buscam privacidade durante o tratamento, geralmente é necessário arcar com custos adicionais para obter um quarto ou apartamento exclusivo.

Já neste novo conceito – inaugurado na Eco Oncologia, localizado no 7º andar do Eco Medical Center – os boxes para infusão são totalmente privativos, proporcionando uma experiência única sem custos adicionais para pacientes com plano de saúde e particulares.

O espaço – que possui vista privilegiada da Serra do Mar – garante não apenas privacidade, mas também a presença de familiares e amigos, oferecendo ao paciente a liberdade de escolher entre poltrona ou cama, além de uma seleção personalizada de alimentos, que também está disponível para os acompanhantes, TV e Wi-Fi gratuito.

“É quase como estar em um hotel. Isso ajuda a tornar o tempo mais agradável e a desviar o foco das reações, incentivando o paciente a retornar com mais disposição para a próxima sessão. Esse é o conceito de desospitalização, em que levamos a humanização do atendimento ao mais alto nível,” explica Giovana Krueger, farmacêutica oncológica e gerente geral da Eco Oncologia.

É comprovado que iniciativas para melhorar o bem-estar contribuem para o tratamento do câncer. Na Universidade College London, do Reino Unido, por exemplo, grupos de origami e escrita criativa são oferecidos a pacientes oncológicos como forma de adquirir novos hobbies. A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) lançou um consenso sobre a relação entre espiritualidade e sucesso no tratamento e, na Internet, grupos de apoio ajudam a reforçar a autoestima do paciente oncológico. Ou seja, são inúmeras iniciativas que mostram a importância do bem-estar para o processo de tratamento e cura.

Equipe médica e excelência no cuidado 

A Eco Oncologia também se destaca pela atuação de uma equipe médica qualificada e comprometida com a humanização do atendimento. Maikol Kurahashi, diretor técnico, ressalta que “o objetivo é proporcionar um ambiente que acolha cada paciente de forma única, tornando o processo mais leve e humanizado.” Já Alessandro Hartmann, diretor clínico, enfatiza que cada detalhe da Eco Oncologia foi pensado para unir excelência médica e conforto emocional. “Priorizamos a desospitalização e um atendimento próximo”, enfatiza.

Concierge para as horas difíceis

A Eco Oncologia oferece ainda um serviço essencial para apoiar o paciente no momento mais delicado: ao receber o diagnóstico de câncer. “É comum que a pessoa se sinta atônita, tentando assimilar a notícia e sem saber como agir. Nesse momento, o médico aciona o concierge, que acolhe o paciente no consultório, oferece calma e suporte, ajuda com a liberação das guias no aplicativo e organiza os exames necessários. O concierge guia o paciente durante essa fase de incertezas até o início do tratamento, quando a equipe de enfermagem assume com cuidado e dedicação,” completa Giovana.

Um estudo publicado na revista científica Jama, no início de novembro, mostrou a projeção de aumento de 77% nos novos casos de câncer no mundo em 2025, mostrando a necessidade de diagnósticos mais precisos e precoces. Além das salas privativas de infusão, a Eco Oncologia também tem oncologistas clínicos, hematologistas e cirurgiões oncológicos. Da consulta à cirurgia, o paciente pode realizar toda a jornada oncológica num só local.

O CEO do Eco Medical Center, Cassio Zandoná, destaca o compromisso em proporcionar aos curitibanos uma experiência de saúde totalmente integrada, reunindo consultas, exames e procedimentos em um só lugar, de maneira ágil e prática. “O Eco foi projetado para oferecer facilidade, comodidade e excelência. Com essa integração, garantimos que cada paciente seja acompanhado pelos melhores profissionais e pelos protocolos médicos mais avançados.”

*Informações Assessoria de Imprensa

Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate