Convênio odontológico pode ajudar a aumentar o mercado de clínicas

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(Foto: senivpetro/Freepik)

A crescente demanda por serviços odontológicos aliada à diversificação dos sistemas de saúde tornou o atendimento a convênios e planos de saúde um tema relevante para clínicas e consultórios odontológicos.

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A adesão a esses sistemas é uma estratégia fundamental para a sustentabilidade dos negócios e para a democratização do acesso aos cuidados odontológicos, se essa for a estratégia e objetivo do seu negócio. Por esse motivo, é necessário compreender a importância que os convênios e planos de saúde desempenham na construção de um sistema odontológico mais inclusivo e eficiente.

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De acordo com Éber Feltrim, especialista e consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria, clínicas que oferecem atendimento por convênios e planos de saúde abrem um leque maior para novos pacientes. “Assim, é possível tornar o consultório mais acessível a todos os usuários e, com esse aumento, cresce também a receita. Esse movimento possibilita a expansão da rede de serviços oferecidos pela clínica, facilitando potenciais parcerias com outras clínicas para agilizar o atendimento e garantir um preço mais competitivo”, relata.

No entanto, alguns pontos devem ser considerados. “É preciso lembrar que muitos convênios ou planos de saúde tem sua tabela e valores  que devem ser analisados para que a clínica consiga absorver as demandas e receitas desta parceria de atendimentos e procedimentos realizados,  Além disso, o aumento no número de pacientes atendidos exige, em alguns casos, uma reestruturação na empresa, processos e equipe para atender essa demanda”, pontua.

Um aumento na rentabilidade da clínica pode ser avaliado com um bom gerenciamento dos convênios. “Com isso, é possível identificar e classificar os diferentes planos de saúde, padronizando processos para que não haja glosas e o pagamento seja realizado de acordo com os serviços prestados. Contar com um sistema de monitoramento dos custos e rentabilidade é essencial para a clínica, ajudando profissionais a terem uma visão clara dos custos envolvidos e, assim, facilitando uma possível análise mais profunda da rentabilidade de cada convênio”, declara.

O atendimento deve ser o mesmo tanto para pacientes de planos de saúde quanto para aqueles que realizam procedimentos pela via particular. “Infelizmente, é comum ver produtos de uma qualidade inferior sendo disponibilizados pelos convênios enquanto, por outro lado, aqueles que pagam individualmente cada procedimento recebem medicamentos de uma melhor qualidade. Esse cenário deve ser erradicado o quanto antes em busca de um atendimento mais igualitário”, alerta.

Para os médicos que optam pelo não atendimento a planos de saúde, o ideal é ter todas as modalidades de pagamento possíveis disponíveis aos seus clientes. “Isso inclui o PIX, crédito recorrente, links de pagamento, cartão de crédito ou débito, boleto, entre outros. Disponibilizar parcelamentos mais acessíveis também é um passo interessante para facilitar os procedimentos e alcançar um público maior no mercado particular”, pontua.

Serviços de consultoria especializada podem ajudar os profissionais de saúde a analisarem esse cenário para tomar a melhor decisão. “Essa escolha exige uma análise mais estratégica do negócio, e a consultoria auxilia justamente nesse processo, levando em consideração a carteira de clientes, público-alvo e o modelo de negócio que a clínica possui, visando a escolha mais eficiente e rentável”, finaliza o especialista.

*Informações Assessoria de Imprensa

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