A maioria dos brasileiros recorre às unidades de saúde pública quando enfrentam problemas físicos ou psicológicos. Uma análise da ImpulsoGov com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que 76% da população não tem plano de saúde no Brasil e dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) para ter acesso a serviços de saúde. O dado evidencia a importância de um planejamento adequado e fundamentado em dados para melhorar a qualidade do atendimento.
A ImpulsoGov, organização sem fins lucrativos que, em parceria com governos, fortalece o SUS com soluções inovadoras e oferecidas gratuitamente aos profissionais do SUS, tem atuado no fortalecimento das políticas públicas de saúde por meio do uso de dados, tecnologia e metodologias baseadas em evidências. Fundada em 2019 por Isabel Opice e João Abreu, a organização já atendeu diretamente mais de 240 municípios por meio de diferentes projetos, nos quais vivem mais de 20 milhões de pessoas. A organização foi fundada em 2019 e atualmente foca em iniciativas para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) — a porta de entrada do SUS, onde acontecem os atendimentos mais próximos da população, como consultas de rotina, vacinação, exames preventivos e o acompanhamento de doenças crônicas.
O Impulso Previne é uma das iniciativas da ImpulsoGov. Trata-se de uma solução digital e gratuita que centraliza em uma plataforma dados, análises e recomendações sobre os principais indicadores de prevenção em saúde, para apresentá-los de forma rápida e descomplicada aos profissionais do SUS. Com essa iniciativa, a ImpulsoGov ajuda a identificar quem são as pessoas que precisam realizar exames para acompanhamento de doenças crônicas ou crianças que devem tomar vacinas, por exemplo.
“De manhã, eu sempre abro o PEC [Prontuário Eletrônico do Cidadão, do Ministério da Saúde] e o Impulso Previne. Quando o paciente vem para o atendimento, eu consigo pesquisar se ele é diabético ou hipertenso. Se a criança está com vacina em atraso, consigo fazer o atendimento e encaminhar para a sala de vacina”, detalha Virgínia Souza, profissional do SUS em Pacoti (CE), reforçando como o Impulso Previne apoia no seu dia a dia de trabalho.
Atualmente, mais de 155 municípios brasileiros contam com o apoio do Impulso Previne. Adriana Fernandes é uma das pacientes que as equipes de saúde identificaram que precisava realizar o exame preventivo do câncer do colo do útero por meio da solução. “Acho que eu tinha feito o exame pela última vez em 2002 ou 2003. Há muitos anos. Fazia tempo que eu não vinha, porque os nossos pais e avós não faziam, não tinham isso de fazer exames. Eles perguntavam: ‘Por que isso? Não tá sentindo nada’. Mas, a gente tem que vir e fazer. Às vezes, a gente acha que tá bem e não tá”, conta.
A organização também está ampliando o acesso aos cuidados de saúde mental no Brasil por meio da implementação de um modelo de capacitação escalável e gratuito, que permite aos profissionais da Atenção Primária à Saúde identificar e manejar sintomas depressivos leves a moderados em pacientes.
“Acreditamos que a utilização eficaz de dados tem o poder de salvar vidas, prevenir doenças e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. Nosso objetivo é fornecer aos profissionais de saúde do SUS as ferramentas necessárias para agir de forma preventiva e resolutiva, contribuindo para um sistema de saúde mais eficiente e alinhado às necessidades da população”, diz João Abreu, diretor-executivo e co-fundador da ImpulsoGov.
*Informações Assessoria de Imprensa
Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate