Comunicação e saúde: principais desafios de marketing no setor

schedule
2023-06-28 | 21:00h
update
2023-06-28 | 16:07h
person
Saúde Debate
domain
Saúde Debate
(Foto: rawpixel/Freepik)

A saúde é um campo que nem sempre se atentou à comunicação e marketing de maneira efetiva. Apesar disso, é uma área que, assim como as outras, precisa ter o destaque necessário nas mídias sociais, para garantir reconhecimento e crescimento.

Leia também – Fiocruz e Grupo Oncoclínicas assinam acordo para pesquisa e inovação em oncologiaAMP

Publicidade

Camilla Covello, fundadora e diretora-executiva da C2L | Communication to Lead, agência de comunicação com enfoque em parceiros da saúde, explica que ainda existem dificuldades para estabelecer um bom plano de marketing e comunicação na saúde, mas que há um campo extenso para ser trabalhado. “Eu entendo que é possível ensinar, informar e prestar serviços ao paciente por meio de um plano de comunicação e marketing. Por outro lado, sei como isso pode, também, ajudar no reconhecimento e fortalecimento da marca de uma instituição”.

Segundo a diretora-executiva, parte dessa dificuldade está relacionada com a complexidade do setor. “A área ainda enfrenta dificuldades com a própria comunicação interna. Os profissionais lidam com o desafio de se comunicar com os próprios pacientes, afinal, o setor é feito de pessoas e onde existem pessoas, existem barreiras de comunicação”.

No Brasil, a Lei nº 4.113/42 determina que só se pode fazer propaganda de uma instituição de saúde ou de médicos, se for com um caráter informativo e fornecer algum tipo de acesso para o público-alvo.

Por mais que isso possa ser considerado um obstáculo, a fundadora da C2L acredita que é possível utilizar a comunicação para transmitir cada vez mais conhecimento da área para a sociedade.

Camilla indaga: “Por que não ampliarmos o acesso à informação e contribuirmos para um sistema de saúde mais humanizado?”. “Além da responsabilidade social, um plano de comunicação assertivo fortalece a marca das unidades de saúde, contribui na criação de autoridade e cria reconhecimento para as instituições. A união entre a comunicação e o setor é mais do que necessária e, quanto mais cedo todos compreenderem isso, mais próximos de um sistema de saúde acessível e estruturado iremos estar”, finaliza a diretora-executiva.

*Informações Assessoria de Imprensa

Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate

Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
saudedebate.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
saudedebate.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
20.11.2024 - 08:04:21
Uso de dados e cookies: