A saúde é um campo que nem sempre se atentou à comunicação e marketing de maneira efetiva. Apesar disso, é uma área que, assim como as outras, precisa ter o destaque necessário nas mídias sociais, para garantir reconhecimento e crescimento.
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Camilla Covello, fundadora e diretora-executiva da C2L | Communication to Lead, agência de comunicação com enfoque em parceiros da saúde, explica que ainda existem dificuldades para estabelecer um bom plano de marketing e comunicação na saúde, mas que há um campo extenso para ser trabalhado. “Eu entendo que é possível ensinar, informar e prestar serviços ao paciente por meio de um plano de comunicação e marketing. Por outro lado, sei como isso pode, também, ajudar no reconhecimento e fortalecimento da marca de uma instituição”.
Segundo a diretora-executiva, parte dessa dificuldade está relacionada com a complexidade do setor. “A área ainda enfrenta dificuldades com a própria comunicação interna. Os profissionais lidam com o desafio de se comunicar com os próprios pacientes, afinal, o setor é feito de pessoas e onde existem pessoas, existem barreiras de comunicação”.
No Brasil, a Lei nº 4.113/42 determina que só se pode fazer propaganda de uma instituição de saúde ou de médicos, se for com um caráter informativo e fornecer algum tipo de acesso para o público-alvo.
Por mais que isso possa ser considerado um obstáculo, a fundadora da C2L acredita que é possível utilizar a comunicação para transmitir cada vez mais conhecimento da área para a sociedade.
Camilla indaga: “Por que não ampliarmos o acesso à informação e contribuirmos para um sistema de saúde mais humanizado?”. “Além da responsabilidade social, um plano de comunicação assertivo fortalece a marca das unidades de saúde, contribui na criação de autoridade e cria reconhecimento para as instituições. A união entre a comunicação e o setor é mais do que necessária e, quanto mais cedo todos compreenderem isso, mais próximos de um sistema de saúde acessível e estruturado iremos estar”, finaliza a diretora-executiva.
*Informações Assessoria de Imprensa
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