Clínicas de transição de cuidados: conheça características

clínica de transição
(Foto: Ilustração/Freepik

Prevenção, promoção e reabilitação na saúde. Essas são as premissas fundamentais adotadas pela Yuna, a mais recente clínica de transição de cuidados do país, que possui equipe multiprofissional apta a avaliar as necessidades do paciente e promover uma linha de cuidados que possam garantir a sua recuperação e integração à rotina e à sociedade de forma mais rápida e eficaz.

Leia também – Nobre Saúde: 1ª unidade de transição a conquistar selo QMentum

Mas, o que é uma clínica de transição de cuidados e a quem se destina? Ela atua no acolhimento e tratamento de pacientes que passaram pela fase aguda da doença, mas que ainda necessitam de cuidados que não são oferecidos pelos hospitais gerais.

Para esse paciente, um ambiente com a segurança de um hospital aliado a uma equipe multiprofissional e a uma prática transdisciplinar são os requisitos fundamentais para que ele tenha uma recuperação com melhores resultados do que se estivesse em um hospital geral.

Na Yuna, uma das preocupações e um diferencial entre os players é que o planejamento das atividades vai além do que é oferecido no centro de reabilitação. Com ações ao ar livre, realizadas no Solarium, é possível ter contato com o jardim sensorial, através de terapias que estimulam os sentidos, como a audição, toque, paladar, olfato e memorização.

O espaço conta também com horta orgânica, onde até mesmo pacientes com pouco mobilidade, em cadeira de rodas, conseguem plantar temperos, por exemplo, aguçando os sentidos. Todo o local foi pensado no bem-estar, como o espaço de meditação, que possui uma fonte para promover o relaxamento, por meio do som agradável da água.

Retaguarda x Transição

No passado, o atendimento pós-hospitalar era disponibilizado em clínicas de retaguarda. Ao longo do tempo, com a necessidade cada vez mais frequente de promover a saúde como um todo, foram incluídos outros serviços considerados fundamentais para a recuperação, inclusive com reabilitação e intensidade de atenção, passando a ser denominada clínica de transição de cuidados.

“A clínica de transição atua com foco na recuperação de funcionalidades ou redução da complexidade do cuidado, definição do plano de cuidados futuro e capacitação dos familiares para a continuidade da assistência após a alta”, explica Peer Buergin, CEO da Yuna e sócio-fundador da Prolifico.

*Informações Assessoria de Imprensa

Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate