Cinco principais vantagens de investir em hospitais solares

hospitais solares
(Foto: Ilustração/Freepik)

A energia solar vem crescendo no Brasil, já que as características climáticas do país são propícias para que esse tipo de captação atinja níveis altos de aproveitamento. Com isso, a SolarVolt, maior integradora solar de Minas Gerais e uma das principais do país, elenca quais as cinco principais vantagens investir em hospitais solares.

Leia também – Dasa anuncia construção de 17 usinas solares no país

Os hospitais solares são aqueles que utilizam o sol como principal fonte na matriz energética. O uso pode ser térmico, para o aquecimento da água, ou fotovoltaico, que converte o calor do sol em energia elétrica. Há, ainda, a possibilidade de ambos serem usados juntos, como complementação.

Conheça as cinco principais vantagens do uso da energia solar nesses locais:

Sustentabilidade: trata-se de uma fonte de energia renovável, não poluente e que não causa danos ao meio ambiente.

Redução de custos: são ambientes com alto consumo de energia, já que diversos aparelhos de alta potência funcionam simultaneamente por longos períodos. Por isso, a principal forma de redução de custos é o uso de uma fonte alternativa de energia, como a energia solar, que pode diminuir em até 95% o valor dos gastos. O retorno financeiro do investimento acontece cerca de 3 a 5 anos após a instalação.

Incentivos fiscais: as ações que visam estimular a adoção de energias sustentáveis foram normatizadas por meio da Lei Federal nº 13.203, instituída em 8/12/15.

Alto aproveitamento: a vida útil das placas é longa, aproximadamente de 25 anos, o retorno do valor gasto é rápido e a manutenção dos aparelhos é simples e barata.

Facilidade na aquisição: além dos incentivos públicos, outra vantagem da instalação de energia solar em hospitais é a facilidade na aquisição. Vários bancos têm linhas  específicas para esse tipo de financiamento e alguns financiam até 100% do projeto.

*Informações Assessoria de Imprensa

Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate