Com mais de 960 colaboradores em sua equipe de enfermagem, o Hospital Angelina Caron (HAC), em Campina Grande do Sul (PR), aposta na autonomia dos profissionais para aumentar a eficiência e o nível de atendimento dos pacientes. Com maior responsabilidade e tomada de decisão, a equipe é destaque na realização de procedimentos, que são expressivos e condizentes com o porte da instituição. No acumulado anual, o setor de enfermagem realiza 78 mil curativos, mais de 37 mil banhos no leito e, ainda, colabora com cerca de 30 mil sessões de hemodiálise, 425 mil esterilizações de materiais e 21 mil cirurgias.
Leia também – ANS divulga dados de beneficiários relativos a abril de 2024AMP
O reflexo na atuação da equipe é resultado de um movimento de mudança do modelo e cultura da enfermagem, onde a autonomia é uma das metas, segundo Eliana Fugitani, gerente de enfermagem no HAC. Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem contam com uma ferramenta que combina o histórico clínico, as diretrizes baseadas em evidências científicas e avaliações padronizadas em um único plano de cuidado centralizado.
Para colocar a equipe de enfermagem em posição de protagonismo no cuidado da saúde dos pacientes, o investimento do HAC foi na plataforma Care Planning, que possibilita que o profissional acesse diretamente um conteúdo atualizado e embasado em evidência, que conta com as melhores práticas de atendimento, as informações detalhadas do histórico do paciente e suas condições médicas atuais para a criação de um plano personalizado de tratamento.
“O Care Planning facilita a troca de informações entre todos os profissionais envolvidos no cuidado ao paciente, auxiliando no tratamento e nas intervenções que serão escolhidas e, consequentemente, trazendo melhores resultados clínicos”, ressalta Fugitani. A gerente também explica que a ferramenta ainda enfatiza os pontos educacionais que precisam ser abordados para que, no momento da alta, paciente e familiares estejam prontos para as necessidades que poderão enfrentar em casa.
Todas as facilidades do programa são integradas ao sistema de gestão do próprio hospital, o que garante a qualidade no atendimento, a segurança do paciente e a integração de todas as áreas envolvidas, informando também a evolução do quadro do paciente relativa ao progresso diário ou por turno. O Care Planning é utilizado por renomadas instituições de saúde internacionais. No Brasil, o HAC é o único hospital da região Sul que utiliza o sistema.
“Todo esse processo depende de muita sensibilização e capacitação. O profissional precisa estar munido de conhecimento e é o que estamos fornecendo através de treinamentos e ferramentas de suporte ao processo de enfermagem, além de capacitações voltadas para as lideranças”, afirma a especialista. Anualmente, o setor realiza mais de 24 mil treinamentos.
Para a especialista, um colaborador que tem autonomia exerce a função de maneira mais eficiente e se sente responsável no cuidado ao paciente. “O profissional de enfermagem precisa ter conhecimento e se envolver nas condutas e intervenções realizadas também por outros especialistas. Esses são os profissionais que estão em contato direto com o paciente nas 24 horas, fato que os beneficia com informações relevantes e definidoras de condutas aos pacientes”, complementa.
*Informações Assessoria de Imprensa
Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate