AfroSaúde anuncia novos produtos

afrosaúde
(Foto: Ilustração/Freepik)

A AfroSaúde, health tech de impacto social focada em soluções para a diversidade racial, anuncia o Programa de Saúde Mental Corporativa da AfroSaúde, que marca o início de suas operações no mercado B2B. Com serviços customizados de atendimento à saúde mental e promoção de bem-estar, a plataforma tem à disposição mais de 1.200 profissionais de saúde de todo território nacional, sendo mais de 600 profissionais de Psicologia e Psicanálise, e com cobertura que ultrapassa 30 atuações em saúde e terapias integrativas.

O serviço da AfroSaúde faz sua estreia na operação de dois gigantes do mercado: no Black Founders Fund, iniciativa do Google for Startups que investe recursos financeiros, sem qualquer participação societária, em startups fundadas e lideradas por empreendedores negros e negras no Brasil, e no Semente Preta, fundo de investimento destinado a startups brasileiras fundadas e/ou lideradas por empreendedores e empreendedoras negras.

Leia também – Startup Gestar busca expansão por meio de crowdfunding

Referência nacional em saúde, diversidade e cuidado representativo, a AfroSaúde amplia sua atuação no mercado brasileiro, onde 11,9% dos negros já se sentiram discriminados em serviços de saúde, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde. Sobre os pilares da inovação, humanização do cuidado e práticas antirracistas na saúde, a health tech propõe soluções que promovem a redução de estigmas no ambiente corporativo.

“A dificuldade da população negra em encontrar profissionais que sejam representativos e entendam sobre as questões de raça e saúde tem impacto significativo na gestão das empresas. A falta de diversidade do lado de quem cuida reflete no desempenho individual e das equipes”, explica Arthur Lima, CEO e sócio-fundador da AfroSaúde.

“Estamos orgulhosos com os avanços da AfroSaúde. Desde que eles foram selecionados para participar da iniciativa Black Founders Fund, nós já acreditávamos no propósito da empresa. O lançamento desses novos produtos – focados no cuidado da saúde mental e bem-estar e a oferta para o mercado corporativo – só demonstra que estão seguindo a missão da empresa e preenchendo uma lacuna do mercado”, celebra André Barrence, diretor do Google for Startups na América Latina.

Arthur destaca que as empresas devem atuar de forma assertiva e estratégica ao olharem para a saúde de seus colaboradores. “Grupos populacionais diferentes possuem riscos diferentes para desenvolverem transtornos e síndromes mentais. Empresas comprometidas com a diversidade e as boas práticas de gestão devem agir, caso queiram garantir a saúde dos negócios”, complementa.

Para Christianne Canavero, diretora de ESG do Nubank, “o cuidado com a saúde mental é um tema fundamental que possibilita o conhecimento e as ferramentas necessárias para lidarmos com as situações que a vida nos coloca. Investir em iniciativas que possibilitem esse autocuidado dentro do Semente Preta é uma prioridade para nós. Sabemos o quanto ainda pode ser um tabu tratar desse assunto e nós seguiremos em frente, tratando desse tema relevante com foco e transparência, como deve ser.”

De acordo com Igor Leo Rocha, CSO e sócio-fundador da AfroSaúde, estar ao lado do Semente Preta e do Black Founders Fund é um passo importante para a AfroSaúde, pois se alinham aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 2030) e estratégias ESG (Ambiental, Social e Governança). “É importante entender os fatores que exercem influência sobre cada empresa, de acordo com as diferentes ocupações que existem dentro dela. Com o novo mercado de trabalho, ainda não sabemos a fundo quais são os riscos psicossociais das chamadas ‘profissões do futuro’. Muitas dessas ocupações estão relacionadas à tecnologia, e podemos suspeitar sobre o que está por vir”, explica.

O Programa de Saúde Mental da AfroSaúde atua nas empresas com um modelo de operação que visa reduzir o absenteísmo e a sinistralidade, e aumentar o engajamento, a produtividade, a satisfação e a qualidade de vida dos colaboradores. “Acompanhamos de perto todo o processo: cadastro, atendimento e pós-atendimento. Essas informações serão essenciais para a avaliação dos resultados, com indicadores qualitativos e quantitativos, que nos trarão uma sólida compreensão do impacto do programa”, finaliza Igor.

*Informações Assessoria de Imprensa