10 maneiras de como empresas podem promover a segurança e a saúde das mulheres

segurança
(Foto: Freepik)

Empresas podem ter um papel determinante na promoção da saúde das mulheres. Afinal, é onde muitas pessoas passam a maior parte do tempo. Pensando nisso, o time do Sesi Paraná, que oferta Segurança e Saúde de maneira integrada para as indústrias paranaenses, listou 10 maneiras de promover a segurança e saúde delas nas organizações.

Leia também – Setor fecha 2023 com 51 milhões de beneficiários em planos de assistência médica

  1. Ofereça benefícios de saúde abrangentes: planos de saúde amplos, com cobertura para exames preventivos, possibilidade para consultas periódicas e outras soluções de saúde específicas são essenciais.

  2. Inclua programas de bem-estar: iniciativas que promovam a atividade física e a alimentação saudável são vias para corpos e mentes sadios.

  3. Apoie a saúde mental: mapear os fatores psicossociais no ambiente de trabalho, capacitar lideranças e oferecer acesso a serviços de saúde mental, como terapia e aconselhamento, é ferramenta importante para uma vida plena.

  4. Crie um ambiente seguro: seguir e se atualizar quanto às normas regulamentadoras para evitar acidentes é eficaz. A cultura organizacional na qual indivíduos possam ser eles mesmos e exercerem a criatividade é igualmente relevante para desenvolverem todo o seu potencial.

  5. Mantenha os documentos legais em dia: o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO) e os exames de auxílio diagnóstico ajudam a gestão a definir estrategicamente as ações preventivas para mitigar as doenças ocupacionais.

  6. Imunização atualizada: a pandemia provou a importância da vacinação. Diminuir o contágio de viroses, como a gripe, só tem pontos positivos.

  7. Conscientize: workshops, seminários, palestras e materiais educativos sobre questões de saúde intrínsecas são formas eficazes de prevenção.

  8. Incentive a detecção precoce: programas de detecção precoce de enfermidades, como câncer de mama e colo do útero, incentivam mulheres a realizarem testes regulares e a cuidarem da própria saúde.

  9. Apoie a saúde reprodutiva: benefícios estendidos a dependentes e auxílios para mantê-los na creche garantem a tranquilidade necessária para o trabalho.

  10. Adote ações de segurança e saúde in company: muitos serviços podem ser realizados dentro da própria organização em unidades móveis equipadas para cada necessidade. Aproveite!

Quando uma empresa implementa iniciativas que promovem ambientes seguros e saudáveis, todos os colaboradores se beneficiam. Já as organizações ganham com trabalhadores mais engajados e produtivos.

Procure uma unidade Sesi para saber como a instituição pode ajudar a implementar essas ações de forma integrada.

*Informações Assessoria de Imprensa

Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate