
As ferramentas de inteligência artificial podem ser grandes aliadas no dia a dia. No entanto, saber utilizá-las é uma habilidade, que depende em grande parte de escrever bons prompts — as instruções ou comandos que fornecemos à IA.
Abaixo, você confere 8 dicas para escrever prompts melhores e, assim, conseguir melhores resultados.
1. Forneça o contexto no prompt
É importante que suas solicitações sejam diretas, mas forneçam o contexto. Se a resposta é destinada a um público específico, como crianças ou profissionais de determinada área, informe à ferramenta. Informe o formato desejado (e-mail, artigo, roteiro) e o tom de voz também pode ser destacado: mais formal, informal ou humorístico, por exemplo. Isso ajuda a IA a adaptar as respostas a seus objetivos.
2. Faça uma pergunta por vez
Evite frases longas e complexas, que podem confundir a ferramenta. Trate a solicitação como uma conversa: construa a solicitação de forma gradual, com base nas respostas anteriores. Fazer uma pergunta por vez com partes menores e mais focadas, permite respostas mais assertivas.
3. Dê feedbacks à ferramenta
Se a primeira resposta não estiver de acordo com o que você esperava, responda à IA informando os motivos e pedindo por adaptações.
Por exemplo, se você solicitou um resumo sobre os benefícios da meditação, e a resposta da inteligência artificial ficou muito longa ou técnica, informe à ferramenta: “Transforme em apenas três parágrafos, com linguagem mais simples, direcionada a alguém que nunca meditou.”
4. Peça que a IA explique seu raciocínio
Pedir à IA que explique seu processo de pensamento por trás da resposta pode ajudar a avaliar a qualidade da resposta, além de ser útil para a identificação de faltas lógicas ou vieses.
Ao pedir por melhorias em um texto, por exemplo, você pode solicitar que ela justifique as sugestões — explicando as motivações por trás de cada uma.
5. Forneça exemplos em seus prompts
Quando você busca…