Qualquer pessoa a partir dos seis meses de idade deve tomar a vacina da gripe para proteger-se de novas cepas ou mutações dos vírus. A vacina tetravalente 2023, disponível na rede privada, abrange toda a cobertura da vacina trivalente oferecida pela rede pública de saúde com a proteção adicional contra a cepa Influenza B/Phuket.
Veja também – Sintomas e tratamentos das verminoses
O índice de imunização para crianças tem diminuído e o número de pessoas vacinadas contra a gripe ficou abaixo da meta para o ano passado segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Paraná e pelo Ministério da Saúde. De acordo com o diretor da Unimed Laboratório, Mauro Scharf as fake news do movimento antivacina no período da pandemia de Covid-19 têm grande influência na queda dos números de vacinação.
A vacina contra a gripe é atualizada todos os anos seguindo a composição recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “A nova dose assegura mais um ano de proteção contra os sintomas e perigos da gripe. Elas têm uma altíssima eficácia, e mesmo na ocorrência de infecção, os sintomas são geralmente atenuados, evitando complicações mais graves”, afirma Scharf.
Todas as idades são suscetíveis à infecção pelo vírus influenza, mas a doença apresenta maior frequência de evolução para formas graves em gestantes, puéperas, adultos com mais de 60 anos, crianças com menos de 5 anos e pessoas com doenças crônicas.
A vacina tetravalente 2023 da Unimed Laboratório está disponível na Megaunidade da Unimed Laboratório (av. Iguaçu, 1815 – Água Verde), em estrutura especialmente montada no subsolo para atendimento de toda a população. A dose custa R$ 70 para clientes Unimed Curitiba e R$ 75,00 para particular e cartão POP.
Para agilizar o atendimento e evitar filas, os interessados podem agendar previamente a aplicação no site www.unimedlab.com.br ou pelo aplicativo Minha Unimed…