O Centro de Imagem da Unimed Ponta Grossa (CDU) implantou a utilização de um projeto na sala de exame para acolhimento dos pacientes pediátricos. Atualmente, o centro de imagem da Unimed Ponta Grossa atende cerca de 800 pacientes pediátricos por mês. Foi implantada uma ferramenta lúdica nos exames, para ajudar os pacientes e os próprios profissionais.
O equipamento é utilizado para realização de raio-x e de tomografia, exames que necessitam que a criança fique imóvel, e possibilita a criação de uma atmosfera lúdica durante o exame, com imagens dinâmicas e com elementos infantis.
De acordo com a enfermeira coordenadora do CDU, Fabiane Merotto, a iniciativa surgiu da sensibilidade da equipe assistencial e tem o intuito de adequar o ambiente hospitalar para as necessidades da criança.
“Com o uso do projeto, conseguimos trazer mais aconchego, gerando um ponto de distração, acalmando e reduzindo a sensação de medo e trauma, tanto dos pequeninos quanto também de pacientes com alguma necessidade mais específica”.