
Em um passo significativo para a promoção da igualdade de gênero e do empoderamento feminino no setor de saúde, em agosto de 2024, a Unimed Paraná deu início às tratativas para formação do Comitê de Médicas-cooperadas. A iniciativa, pioneira no Sistema Unimed em todo o Brasil, busca aumentar a presença da liderança feminina em cargos de gestão e decisão dentro das cooperativas médicas, ampliando o protagonismo das mulheres na condução estratégica do Sistema.
“A nossa expectativa é oportunizar reais condições para as médicas-cooperadas que gostariam de ter uma participação mais ativa nas suas Singulares. Para que, por meio da disseminação do conhecimento, da criação de ambientes inclusivos e do desenvolvimento do sentimento de pertencimento, possam ser protagonistas, se assim o quiserem”, destaca Wemilda Marta Fregonese Feltrin, presidente da Unimed de Francisco Beltrão e coordenadora do Comitê.
Aprovado pelo Conselho de Administração da Unimed Paraná em 9 de janeiro de 2025, o Comitê terá um mandato de dois anos (2025-2027) e será composto inicialmente por oito médicas cooperadas, representando todas as regiões do estado. “O momento nos inspira porque encontramos forças dentro da Federação do Paraná e Unimed do Brasil. Forças que vão nos incentivar ainda mais nesse momento histórico. Sei da força que a Unimed Paraná tem dentro do Sistema. Queremos ser case de sucesso”, celebra Inês Paulucci Sanches, conselheira Fiscal da Unimed Paraná e cooperada da Unimed Londrina.
A iniciativa surgiu a partir de um diálogo entre Inês Paulucci Sanches e o presidente da Unimed Paraná, Paulo Roberto Fernandes Faria,…