A Unimed Curitiba acaba de ser certificada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) com o selo nível 2 – Acreditado pleno e entra para o seleto grupo de instituições reconhecidas por elevados padrões de segurança do paciente e pela gestão integrada de todo o processo de assistência à saúde. Com isso, o seu Home Care é o primeiro serviço de atenção domiciliar da região sul do Brasil a receber essa acreditação e os serviços ambulatoriais prestados na unidade Germano Mayer e na unidade de Atenção Primária à Saúde (APS) Iguaçu estão entre os quatro do sul a serem certificados pela ONA.
Leia também – Hospital Cardiológico Costantini completa 25 anos
“Em meio a esse cenário desafiador da saúde suplementar, que afeta tanto as operadoras de planos de saúde quanto as singulares do Sistema Unimed, ter esse upgrade na acreditação da ONA demonstra a nossa preocupação em preservar o modelo assistencial que a Unimed Curitiba vem consolidando durante mais de 51 anos de história. A acreditação ONA nível 2 reforça a nossa busca constante por uma gestão integrada dos processos que nos possibilitada entregar à população que nos contrata a melhor assistência e a melhor experiência de cuidado. Agora, estamos motivados em alcançar a acreditação em excelência, nível 3. Por isso, seguimos trabalhando para desenvolver e implementar ações de melhoria contínua visando primordialmente a segurança do paciente”, afirma Rached Hajar Traya, diretor-presidente.
Sobre a acreditação
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma instituição de renome nacional que avalia e certifica a qualidade e segurança assistencial em serviços de saúde, sendo responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde.
Em 2021, após o primeiro processo de auditoria, a Unimed Curitiba conquistou a certificação ONA nível 1 pelos elevados padrões de qualidade e segurança do paciente. No ano seguinte, após avaliação criteriosa da ONA, a cooperativa conseguiu a manutenção do selo e em 2023 passou por uma avaliação detalhada do fluxo de atendimento nos setores, da qualidade e da segurança na assistência prestada, da gestão organizacional e da gestão integrada entre os processos. A partir da coleta de evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação, a auditoria recomendou à ONA, que homologou, o upgrade da acreditação para o nível 2.
De acordo com o Superintendente Técnico da ONA, Péricles Cruz, a acreditação demonstra o compromisso e o cuidado da Unimed Curitiba com a qualidade e a segurança nos atendimentos de saúde prestados aos seus clientes. Ele afirma que em mais de 20 anos de atuação, a ONA já certificou várias organizações de saúde que atendem aos rigorosos padrões que a metodologia exige.
“A acreditação da Unimed Curitiba é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, explica.
Entre os benefícios obtidos ao receber a certificação estão a consolidação do processo de melhoria contínua, redução de custos, diminuição de retrabalho, integração entre os setores para melhor gestão dos processos, controle e compromisso com resultados, aumento da visibilidade no mercado, identificação de riscos, diferencial competitivo perante a concorrência, mais credibilidade entre médicos e pacientes, promoção da inovação, da criatividade e da cultura da segurança, melhoria no ambiente de trabalho e dos indicadores de desempenho e mais satisfação dos clientes.
*Informações Assessoria de Imprensa