Nova vacina contra dengue já está disponível na Unimed Laboratório

unimed laboratório
(Foto: Freepik)

A Anvisa aprovou recentemente o registro da vacina Qdenga, único imunizante contra dengue que protege quem ainda não foi contaminado pelo vírus. A vacina já está disponível na Unimed Laboratório e é indicada para pessoas de 4 a 60 anos.

Leia também – Saiba quais foram os medicamentos mais buscados e vendidos na internet nos primeiros seis meses de 2023

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), a aprovação da vacina Qdenga proporciona uma nova ferramenta para prevenção da dengue. O grande benefício da vacina Qdenga é que é o único imunizante contra dengue aprovado no Brasil para utilização independente da exposição anterior à doença e sem necessidade de teste pré-vacinação.

No Paraná, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a doença foi registrada em mais de 90% dos municípios (367 cidades), com mais de 340 mil notificações, 135.064 casos confirmados e 108 óbitos.

A aplicação da vacina ocorre na Megaunidade da Unimed Laboratório, que fica na Av. Iguaçu, 1815 – Água Verde; de segunda a sexta-feira, das 7 às 19h, aos sábados, das 7 às 14h, e nos domingos e feriados, das 7 às 12h.

Tudo sobre a nova vacina Qdenga

– O que é:  vacina tetravalente contra a dengue, pois protege contra os quatro sorotipos do vírus (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). É fabricada pela da empresa japonesa Takeda Pharma Ltda.

– Como funciona:  feita com vírus vivo atenuado, a vacina interage com o sistema imunológico para gerar uma resposta semelhante àquela produzida pela infecção natural, mas sem causar a doença em si ou colocar a pessoa imunizada em risco.

– Como deve ser administrada: São necessárias duas doses de 0,5 mL da vacina, com intervalo de 90 dias entre cada aplicação. Não há necessidade de reforço ao longo da vida.

– Quem deve tomar: pessoas de 4 a 60 anos. Indivíduos de todas as idades são suscetíveis à dengue, porém os idosos e portadores de doenças crônicas como diabetes e hipertensão arterial têm maior risco de ter a doença agravada ou apresentar complicações severas.

– Segurança e eficácia: A Anvisa aprovou a vacina Qdenga com base nos resultados de 19 estudos de Fases 1, 2 e 3 com mais de 28.000 sujeitos (crianças e adultos) que avaliou a segurança e eficácia de duas doses da vacina na prevenção da dengue sintomática, confirmada por testes laboratoriais, de qualquer gravidade e devido a qualquer dos quatro sorotipos do vírus da dengue. O imunizante tem eficácia de 80,2% a partir do esquema de duas doses.

– Contradindicações: a vacinação deve ser adiada na presença de doença febril aguda moderada a grave.

– Principal diferença: se diferencia da Dengvaxia, aprovada anteriormente pela Anvisa, que é recomendada apenas a quem já foi infectado pelo vírus.

Sobre a dengue

A dengue é uma virose transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Os sintomas são bem conhecidos dos brasileiros: febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo. Em sua forma grave, a doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

A vacina é um importante aliado no combate à doença, uma vez que o país registrou mais de 1,4 milhão de casos de dengue em 2022 e mais de 1.000 mortes, de acordo com o Ministério da Saúde. Este número representa um aumento de 162,5% nos casos, em comparação a 2021.

SERVIÇO:

Vacina contra dengue – Qdenga

Unimed Laboratório – Megaunidade

Av. Iguaçu, 1815 – Água Verde

Valores: R$ 385 (particular) e R$ 355,00 (clientes Unimed)

Para agilizar o atendimento, recomenda-se fazer o cadastro prévio pelo site UnimedLab ou pelo aplicativo Unimed Laboratório Curitiba, disponíveis nos sistemas Android e iOS. As doses estarão disponíveis enquanto durarem os estoques.

Para saber mais, entre em contato pelo telefone ou WhatsApp (41) 3021-5252.