Mais Vida para pessoas acima de 60 anos de idade

A prática de exercício físico ajuda a envelhecer de forma ativa e saudável, prevenindo quedas e tendo maior qualidade de vida

Mais Vida
(Foto: Divulgação)

Um dos problemas que mais assola a população idosa é o risco de quedas. Atualmente, as fraturas causadas por quedas são responsáveis por aproximadamente 70% das mortes acidentais em pessoas acima de 75 anos. Somente no Brasil, são mais de 600 mil fraturas de fêmur por ano, sendo 90% delas recorrentes das quedas. Fatores relacionados ao estado de saúde do idoso, o uso de medicamentos, distúrbios de locomoção, falta de equilíbrio, fraqueza muscular e sedentarismo estão relacionados às quedas. Uma das formas de prevenção é a prática regular de atividades físicas.

De acordo com médica cooperada da Unimed Curitiba, especialista em geriatria, Taísa Gonçalves Resende, manter-se ativo reduz o risco de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, obesidade e alguns tipos de câncer. “Os exercícios beneficiam a todos, porém no grupo da terceira idade faz parte da prevenção da perda de massa óssea, manutenção do tônus muscular e estimula a memória e a coordenação motora. Além disso, os exercícios diminuem o risco de queda e suas consequências”, explica.

A esteticista Zilda Lucia de Almeida, 63 anos, trabalha muitas horas em pé e vivia com dores nas costas. As dores de cabeça também eram frequentes, o que a fez marcar uma consulta com um neurologista. No dia de sua consulta, descobriu o programa Mais Vida, oferecido gratuitamente pela Unimed Curitiba aos seus clientes para ajudar a preservar a capacidade funcional, melhorar o bem-estar e a qualidade de vida, prevenir doenças e incentivar a independência na execução de atividades cotidianas. E, desde então, muita coisa mudou em sua rotina. “Assim que fiquei sabendo do programa, fui buscar mais informações. Agendei a avaliação física, que também conta com uma conversa com uma nutricionista e uma psicóloga e comecei em seguida”, conta.

Há pouco mais de quatro meses no programa, Dona Zilda não sente mais dores. E também conta que tem fôlego de sobra para correr atrás do netinho de 4 anos de idade. “O Mais Vida é maravilhoso, considero um presente. Desde que comecei me sinto muito mais disposta e ativa. Hoje em dia, cuidar do meu bem-estar e da minha saúde é uma prioridade.”

Além das aulas de ginástica, a esteticista também participa regularmente das oficinas de meditação. E, durante os encontros, acabou fazendo muitas amizades. “Esse contato com pessoas da mesma idade me faz muito bem, afinal, estamos todos no mesmo barco. É também um espaço para trocar ideias e dar risadas. Compartilhamos receitas, dicas de saúde e estamos programando para logo sairmos todos juntos”, conta.

A médica geriatra coordena o programa e explica que a cooperativa oferece também atividades relacionadas aos aspectos nutricionais e de estímulo da memória como complemento às atividades físicas proporcionadas.

Embora a prática de exercícios físicos possa ser feita individualmente e em casa, a geriatra lembra da importância da socialização para a qualidade de vida. “Os participantes das atividades em grupo geralmente realizam exercícios mais variados e a evolução individual é estimulada pelo desempenho de todo o grupo, o que é muito motivador. Além de influenciar os resultados, as atividades em grupo também produzem um senso de equipe, a energia da aula mantém o ambiente mais alegre e seu aspecto social pode tornar a prática de exercícios mais leve e descontraída, diminuindo o nível de estresse causado pelas situações vividas em nossa rotina”, completa.

O programa

Com apoio de uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de educação física, enfermeiros, médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos, o Mais Vida possui iniciativas para reabilitação e oficinas de memória e meditação e oferece também orientações sobre alimentação e hábitos saudáveis. Os participantes podem utilizar o novo espaço, localizado na unidade Iguaçu, para as aulas, convivência e troca de experiências.

Para participar é preciso ser cliente da Unimed Curitiba, ter idade igual ou superior a 60 anos, apresentar atestado médico do ano vigente e residir em Curitiba ou na Região Metropolitana. Inscreva-se no programa Mais Vida e participe das atividades físicas, iniciativas para reabilitação e oficinas de meditação em um espaço, localizado na unidade Iguaçu, disponível para aulas, convivência e troca de experiências.

Saiba mais em: https://www.unimedcuritiba.com.br/mais-vida

Acompanhe mais informações sobre a Unimed Curitiba aqui