As enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em abril deste ano deixaram marcas permanentes nas famílias gaúchas. Ao todo, 478 municípios foram afetados, mais de 380 mil pessoas foram desalojadas e 177 morreram.
Leia também – Especialistas trazem dicas para manter a saúde com o ar mais poluído do mundoAMP
Entre aqueles que perderam suas casas e pertences nas cheias do Rio Grande do Sul estão 625 colaboradores das Unimeds no estado. A maioria deles (58%) teve perda total de móveis e eletrodomésticos e 3% registrou perda total de imóveis e objetos. A convite da Unimed Paraná, por meio do projeto Abrace uma Família, o Instituto Unimed Curitiba apadrinhou duas colegas gaúchas, que receberam móveis, eletrodomésticos e materiais de construção no valor total de R$ 25.999,96.
“Fiz contato telefônico com as colaboradoras escolhidas e confesso que esse foi o momento que mais me emocionei, pois ouvi choros, agradecimentos e pessoas incrédulas do outro lado da linha achando que estavam recebendo um ‘trote’”, diz Katia Cristina Costa Lessa, coordenadora do Instituto Unimed Curitiba.
Todos os materiais pedidos pelas funcionárias já foram entregues. “Só tenho a agradecer pela ajuda. Graças a vocês, meus meninos terão colchões confortáveis. Essas doações vieram quando mais precisei. Obrigada”, disse Bruna de Oliveira, colaboradora da Unimed Vale dos Sinos.
Angélica de Oliveira, que também trabalha na cooperativa do Vale dos Sinos, agradeceu o auxílio dos colegas paranaenses. “Mais uma vez, muito obrigada! Vocês fizeram muita diferença na minha vida, estou emocionada”, disse.
Este ano, o instituto arrecadou quase 7 mil peças na Campanha do Agasalho e as doações via Pix, que totalizaram R$ 1.525,00, foram utilizadas para compra de cobertores e produtos de limpeza destinados para a população afetada pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
O Instituto Unimed Curitiba tem como causa prioritária a saúde e o cuidado com as pessoas e atua em dois grandes eixos: promoção da saúde e prevenção de doenças, e o fortalecimento das organizações sociais. “Tenho certeza de que o nosso incentivo à solidariedade leva acalento aos que mais precisam e isso nos dá uma enorme satisfação, pois constituímos o Instituto Unimed Curitiba justamente para ampliar o alcance de nossas ações e prova disso são essas campanhas que ampliam o nosso olhar solidário, contribuindo para o bem-estar e conforto da comunidade em que estamos inseridos e também ajudamos a promover transformação social, como descreve o 7º princípio do cooperativismo”, afirma Rached Hajar Traya, diretor-presidente da Unimed Curitiba.
*Informações Assessoria de Imprensa