O mês de outubro é famoso pelas campanhas globais cor-de-rosa, criadas para conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e a importância do autoexame. Na Unimed Curitiba não é diferente. Participando anualmente do movimento, a maior operadora de planos de saúde do Paraná criou uma campanha diferente – e provocativa – para chamar a atenção das pessoas para o autocuidado.
A campanha, criada pela Bronx, traz duas provocações em relação ao Outubro Rosa: pandemia e autocuidado. A primeira faz uma analogia ao distanciamento social, reforçando que se existe alguém que não se pode deixar de encostar nessa época é você mesma. Já a segunda, adverte e traz a reflexão de que, em relação ao câncer de mama, o toque continua a salvar vidas. Afinal, o contato com a pele durante o autoexame é fundamental para o diagnóstico precoce da doença, que aumenta muito as chances de cura.
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Em sintonia, a cooperativa reforça o conceito institucional alinhado ao atual momento, o “Tempo de Cuidar”. Para a prevenção, de modo geral, é importante manter o controle dos fatores de risco, como o excesso de peso corporal, falta de atividade física e consumo de bebidas alcoólicas. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física seja possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. E, claro, não deixar de fazer o autoexame das mamas com frequência e consultar o médico regularmente.
A campanha fica no ar até o final do mês nos espaços internos da Unimed Curitiba e de instituições parceiras e nas redes sociais. Além da campanha institucional, a cooperativa também participa de uma outra ação de conscientização e alerta chamada “Pink Rock” e realizada por uma das maiores e mais tradicionais rádios da capital. O movimento teve início em 2017, quando os artistas do Rock nacional resolveram trocar as cores de suas camisetas pretas por rosa em prol do Outubro Rosa.