Só em 2023, o Instituto Unimed Curitiba beneficiou 3.275 pessoas de 37 organizações sociais por meio de 13 iniciativas, que envolveram 446 colaboradores e médicos cooperados entre ações de voluntariado e campanhas de doação.
Leia também – Curso de atendentes na área de saúde é ofertado pela Unimed LondrinaAMP
“O interesse pela comunidade é um dos princípios do cooperativismo e é a grande premissa da Unimed Curitiba. Com as ações realizadas pelo instituto, levamos para a comunidade a nossa visão de cuidado com a saúde, que vai além da Medicina e do atendimento de qualidade aos clientes. É com esse jeito e olhar que vamos formando uma grande rede de pessoas e parceiros trabalhando para transformar a realidade do nosso entorno. Nossos colaboradores e médicos cooperados estão cada vez mais engajados e participativos nas ações, sejam como voluntários, sejam como doadores, somados a parceiros que acreditam na nossa causa Saúde, vamos ampliando o alcance das nossas ações”, afirma o diretor-presidente da cooperativa e presidente do Instituto Unimed Curitiba, Rached Hajar Traya.
A Gincana Orgulho de Cuidar é uma das principais campanhas de arrecadação do programa Gente que Cuida. A campanha foi criada em meio à pandemia para apoiar lares e instituições carentes do item mais básico de sobrevivência: comida. Com apoio de médicos cooperados, colaboradores, clientes e parceiros, já arrecadou mais de 190 toneladas de mantimentos em 3 edições. Só em 2023, mais de 70 toneladas de mantimentos foram arrecadadas e doadas para 52 instituições que juntas atendem mais de 12 mil pessoas e, além de alimentos, a última edição recebeu também doações de rações e outros itens que beneficiou 1.856 cachorros e gatos de 8 abrigos de animais abandonados ou que foram resgatados por maus tratos e que aguardam por adoção.
Com o projeto Cooperando com a Educação, o instituto incentiva a leitura nas escolas públicas municipais doando 200 novos livros. Em 2023, foram 600 livros doados beneficiando 3 escolas que juntas atendem mais de 2 mil alunos e professores. Desde seu início, o projeto já doou 11.515 livros a 56 escolas beneficiando 41.688 estudantes e professores de escolas públicas de Curitiba e região.
A maior parte dos programas, ações e campanhas desenvolvidas pelo instituto contam com o trabalho voluntário de colaboradores, cooperados e parceiros de todas as empresas do grupo. Os resultados atingidos ano a ano com as ações e campanhas atestam a responsabilidade social da cooperativa. “Nosso trabalho fortalece as organizações visando transformar realidades. Continuaremos mobilizando nossos cooperados, nossos colegas de trabalho, prestadores de serviços, fornecedores, clientes e a sociedade em geral para, juntos, contribuirmos para um cenário de mais igualdade social, mais cuidado e saúde”, conclui Traya.
Outro projeto realizado desde 2021 que merece destaque não só pelos resultados, mas pelo envolvimento emocional que consegue criar entre voluntários e assistidos é o Selando Afeto. Voluntários e idosos do Lar Recanto do Tarumã estabeleceram relações de amizade e cuidado por meio de troca de cartas e visitas. “O objetivo é contribuir para a saúde mental dos idosos institucionalizados promovendo a interação entre eles e os voluntários criando, assim, vínculos afetivos entre eles”, explica a coordenadora do Instituto Unimed Curitiba, Kátia Lessa. O projeto já promoveu a interação de 300 voluntários com 268 idosos em mais de 10 eventos de socialização e 1.300 cartas trocadas.
Alguns números de 2023 que merecem destaque:
*Informações Assessoria de Imprensa