UNIDAS News 22/08 – UNIDAS


UNIDAS abre o III Seminário Pernambucano das Autogestões em Saúde

Presidente da UNIDASAnderson Mendes, foi o convidado da palestra de abertura do III Seminário Pernambucano das Autogestões em Saúde, promovido pelo TRT6 – Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, em Recife, nos dias 21 e 22 de agosto. Com o tema A contribuição do modelo de autogestão na relação beneficiário e operadora de saúde, ele falou sobre como o setor é o segmento privado que mais se aproxima de um modelo de sistema público de saúde, com um atendimento acessível e universal onde não há diferenciação de acesso por idade ou salário. “Nas autogestões, quem tem 85 anos tem o mesmo direito e é tratado da mesma forma de quem tem 18 ou 25 anos. As escolhas que nós fazemos dentro das nossas organizações é que nos levam a se aproximar desse ideal”, afirmou.

Anderson apresentou a história das caixas de assistência, que surgiram para melhorar o acesso à saúde para funcionários com dificuldade de acesso à saúde pública. Ele destacou que, na autogestão, é mais desafiador negar procedimentos do que em outras formas de saúde suplementar, mas é necessário manter um equilíbrio entre acesso, qualidade e custo. Os gestores devem tomar decisões pensando no coletivo e na administração dos recursos, já que ampliar o acesso pode comprometer a viabilidade financeira. Anderson também ressaltou a importância de avaliar com cautela novos tratamentos e medicamentos de alto custo para garantir que realmente beneficiem os usuários sem gerar despesas desnecessárias.

Anderson Mendes finalizou comemorando a imensa vitória das autogestões na Reforma Tributária, com a inclusão de isenção de impostos no texto recente aprovado pelo Congresso Nacional e em fase de análise pelo Senado Federal. Ele exaltou o que trabalho de articulação feito pela UNIDAS com os parlamentares para mostrar como o setor se diferencia do restante das…



Leia Mais >