UNIDAS News 08/08 – UNIDAS


UNIDAS participa de debate sobre regulação e ética

Nossa Gerente Executiva, Amanda Bassan, representou a UNIDAS e as autogestões na manhã desta quarta-feira, 07/08, no painel Desafios de Regulação no Setor da Saúde do 1º Fórum de Integridade na Saúde. Organizado pelo Instituto Ética Saúde, o evento aconteceu em São Paulo e fez parte das atividades da Expo Compliance, que reuniu profissionais do mercado de gestão da ética corporativa.

Filipe Venturini Signorelli, diretor executivo do Instituto Ética Saúde, abriu o debate enaltecendo a presença de players das várias esferas pública e privada da saúde, que se reuniram para falar sobre o processo de autorregulação e a importância de diálogos éticos, responsabilidade social e transparência.

Representando a Frente Parlamentar Mista da Saúde, a assessora legislativa Alethea Patricia Pereira contou que, este ano, já foram protocoladas 1.770 proposições entre projetos de lei, requerimentos de informação e indicações com o tema saúde na Câmara dos Deputados e que o compliance é essencial para o relacionamento da indústria com outros agentes do sistema.

Rafael Di Bello, diretor da unidade de Auditoria Especializada na Saúde do Tribunal de Contas da União, apresentou algumas das decisões do órgão nos últimos anos e explicou como a auditoria operacional, que tem por objetivo avaliar efetividade, eficiência, equidade de acesso e evitar desperdícios, influencia na sustentabilidade do SUS e da saúde suplementar.

Amanda Bassan iniciou sua fala citando como o sistema de saúde é complexo, dinâmico e necessita de regulação e que as operadoras são um ponto de equilíbrio entre acesso, qualidade e custo. Ela mencionou como a falta de transparência nos dados é um dos maiores desafios e dificulta que os beneficiários façam escolhas mais conscientes. Nossa Gerente Executiva falou também sobre o importante trabalho de mapeamento de riscos feito…



Leia Mais >