03 de agosto de 2022 – Nº 1.876
UNIDAS e Fundação Sanepar debatem os desafios das autogestões e a importância atuarial na gestão de riscos
Evento contou com mais de cento e vinte participantes
Na última quarta-feira (27) a UNIDAS e a Fundação Sanepar se uniram no auditório da Fundação em Curitiba-PR para falar sobre os desafios das autogestões e a importância atuarial na gestão de riscos. O evento, realizado em formato híbrido, contou com mais de cento e vinte participantes somando o público presencial e virtual.
Anderson Mendes, presidente da UNIDAS, Sandra Regina, vice-coordenadora da Cátedra de Atuária da ANSP e gerente atuarial na CTS Consultoria Técnica Atuarial e Ellen Radomski, Gerente da Consultoria Regulatória e Governança Corporativa na CTS Consultoria Técnica Atuarial e Serviços foram os palestrantes convidados para discutir o tema.
A frente da presidência da União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde desde 2019 e há mais de 20 anos atuando na Cassi, Mendes é um grande conhecedor dos desafios das autogestões e ressaltou que atualmente o principal deles é a sustentabilidade. “As operadoras precisam buscar o equilíbrio entre a receita e a assistência de qualidade aos beneficiários, sem que isso cause um desequilíbrio. A eficiência na contratação de serviços e na gestão populacional, assim como o investimento em progressão, promoção e na atenção primária são importantes para que tenhamos uma população cada vez mais saudável, utilizando menos o serviço de saúde para ajudar nesse equilíbrio que a gente precisa ter na sustentabilidade”, citou.
Ellen e Sandra falaram sobre a importância do atuário na gestão de riscos. Elas apresentaram um simulador do capital regulatório, que indica quanto a operadora precisa ter de capital para ter suas operações em equilíbrio e destacaram o papel do atuário, como, estudar o impacto de novas coberturas, reajustes, desenvolvimento da…