Seminário UNIDAS debate a importância do cuidado contínuo para a qualidade de vida dos beneficiários da saúde suplementar

cuidado
(Foto: Freepik)

Voltado para gestores de planos de saúde de autogestão e da saúde suplementar, o Seminário UNIDAS realiza sua 15° edição, em Brasília, nos dias 24 e 25 de abril. Com o tema “As contribuições das autogestões para a saúde suplementar”, o evento reunirá operadoras de autogestão, representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e profissionais ligados do setor.

Leia também – 15ª edição do Seminário UNIDAS debate as contribuições das autogestões para a saúde suplementar

As autogestões são um segmento da saúde suplementar sem fins lucrativos que tem como principal preocupação o bem-estar do beneficiário, ponto central para o desenvolvimento do setor. No entanto, o cenário é um pouco diferente: as autogestões concentram o maior número de idosos da saúde suplementar, com pouco mais de 27% da carteira de beneficiários, enquanto a média geral do setor é de 14,39%, de acordo com dados da pesquisa UNIDAS mais recente, realizada com 46 operadoras. Além disso, o setor tem a maior taxa de envelhecimento e o maior índice de sinistralidade.

Durante a 15ª edição do Seminário UNIDAS, o deputado Federal Dr. Pedro Westphalen, a deputada federal Erika Kokay, Claudio Said, Presidente da CASSI; e Alexandre de Menezes Pinto, gerente de atenção integrada a saúde do IPASGO (Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás), debaterão o tema “Benefício saúde como estratégia de cuidado do indivíduo”. No conceito de “benefício saúde”, não só as necessidades imediatas são atendidas porque há uma preocupação em promover o cuidado integral e contínuo do indivíduo, prevenindo doenças e promovendo um estilo de vida realmente saudável. Nesse contexto, é essencial que o setor desenvolva modelos sustentáveis para a implantação do benefício como estratégia de cuidado, mantendo a orientação financeira para as operadoras e acessibilidade para os usuários.

A desospitalização é um dos assuntos que estão permeando cada vez mais na saúde. Esse processo, que será abordado pela Lenise Secchin, secretária executiva da Presidência da ANS, consiste na transição segura do paciente do ambiente hospitalar para o domicílio ou em outra forma de atendimento menos invasivo, mas, sempre focando na continuidade do cuidado em um ambiente mais confortável e personalizado. Nessa situação, a desospitalização é fundamental, principalmente nos acometidos com doenças crônicas ou em longa recuperação, também por ser uma grande aliada na otimização dos recursos do sistema de saúde.

Já a importância da diversidade como estratégia de inclusão e melhoria de resultado, será tratada pelo palestrante Gustavo Glasser Peluso, empreendedor social de futuro e CEO da Carambola. Ele abordará como a diversidade para a criação de um ambiente inclusivo na sociedade e no trabalho, desde o recrutamento, letramento até o acolhimento. “Este tema precisa ser muito debatido, pois a diversidade e inclusão são questões urgentes e relevantes em todos os setores, incluindo a saúde suplementar”, diz Peluso que, espera com a discussão, aumentar a conscientização sobre sua importância e capacitar os participantes com conhecimentos e ferramentas para promover ambientes mais inclusivos e eficazes em suas organizações.

* Programação sujeita a alterações

15º Seminário UNIDAS

Quando: 24 e 25 de abril

Onde: CICB – Centro Internacional de Convenções do Brasil

St. de Clubes Esportivos Sul – Trecho 2 Conjunto 63, Lote 50

Asa Sul, Brasília – DF

Programação: 15º Seminário UNIDAS

Inscrições 15º Seminário UNIDAS em Brasília – Sympla

*Informações Assessoria de Imprensa