6 de maio de 2022 – nº 1.835
Presidente da UNIDAS fala sobre gestão de custo na saúde na Fisweek
O presidente da UNIDAS, Anderson Mendes, participou hoje (6) do People’s 22, programação da Fisweek, evento realizado pela INICIATIVA FIS. Ao lado de Carlos Martins, presidente da Roche Diagnóstica Brasil; e Letícia Goldberg, founder da Valsa Saúde, Mendes debateu o tema “Estratégias Corporativas para Gestão de Custos na Saúde”, sob moderação de Adriano Londres, empreendedor na Arquitetos Saúde.
Londres abriu o painel destacando a riqueza do debate, visto que a discussão trouxe representantes de diferentes pontos da cadeia de saúde suplementar: Letícia trazendo a visão das startups, Martins a das farmacêuticas e Mendes a das autogestões.
Letícia falou sobre o comportamento do consumidor e a forma como ele pode impactar nos custos. “O processo de gestão de custos, acima de tudo, tem uma questão de conscientização tanto da fonte pagadora quanto de quem usa. A gente percebe em vários clientes a sensação de que um cartão do plano de saúde é como se fosse um cartão de créditos sem limites, para o qual não consequências (para o uso indiscriminado)”, comentou.
Já Martins complementou dizendo que essa conscientização por parte do beneficiário com uma visão comunitária e não apenas individual é algo muito comum nos países mais desenvolvidos, e que o sistema, por sua vez, deveria investir e incentivar testes e diagnósticos precisos, citando a pandemia, quando os diagnósticos das pessoas infectadas foi crucial para separá-las e conter o vírus, como um grande exemplo disto.
Na sequência, Londres passou a palavra para Anderson Mendes, destacando que o segmento das autogestões vive hoje os problemas do Brasil de amanhã, visto que mais de 30% da carteira é composta por idosos. Mendes fez um paralelo entre os gastos do setor público e privado, e criticou a cultura da saúde como um objeto de consumo. “O Brasil…