ANS destaca iniciativa da UNIDAS de implementação de certificação para profissionais das autogestões

schedule
2024-03-01 | 18:00h
update
2024-03-01 | 00:22h
person
Saúde Debate
domain
Saúde Debate
(Foto: Racool_studio/Freepik)

Voltado para conselheiros, diretores e gestores executivos, a UNIDAS – União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde – em parceria com o ICSS (Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social) lança a certificação profissional UNIDAS. O projeto tem como objetivo reconhecer os profissionais do segmento que se destacam por seu nível de preparo e excelência na gestão de operadoras de autogestão.

Leia também – Ação da Unimed Curitiba beneficia mais de 12 mil pessoas e 1.800 animaisAMP

Publicidade

Para a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) toda e qualquer iniciativa para a melhoria da prestação de serviços e qualificação profissional dos gestores das operadoras é muito bem-vinda. “Esse projeto da UNIDAS traz uma boa prática de governança, na linha da melhoria dos processos de gestão de pessoas e capacitação das lideranças. A expectativa é que a certificação profissional gere reflexos positivos nas atividades assistenciais e operacionais das instituições de autogestão”, diz Paulo Rebello, diretor-presidente da ANS.

O processo de certificação, que já está com as inscrições abertas, envolve critérios de reconhecimento de competência profissional. O participante encontra a lista de documentos necessários, de acordo com o perfil profissional, tempo de serviço, participação em congressos, entre outros. Cada documento soma pontos, sendo o objetivo acumular 32 para obter a certificação que será avaliada por uma banca de profissionais.

Segundo Ricardo Ferreira, supervisor do Campus UNIDAS (área da entidade responsável pela oferta de cursos e capacitações para as autogestões), a princípio a certificação está disponível para todos os membros efetivos da governança das operadoras, inclusive diretor superintendente, presidente ou vice-presidente, titulares e suplentes do conselho deliberativo e fiscal e gerentes executivos das mais de 100 filiadas da UNIDAS. A partir do segundo semestre os profissionais da saúde que não são filiadas da UNIDAS, poderão se inscrever e garantir a sua certificação.  A expectativa é que, ainda esse ano, haverá novas ênfases de certificações UNIDAS disponíveis. “Vamos iniciar o processo com as certificações em Gestão de Saúde e Operações e em Administração e Finanças. Contudo, queremos expandir cada vez mais para outras especialidades do nosso segmento”, afirma.

A certificação terá vigência de três anos e confere um selo de alta performance para os profissionais. “O mercado é cada vez mais competitivo e ter a certificação, sem dúvida nenhuma, é um reconhecimento e distinção por atender aos padrões elevados estabelecidos pela UNIDAS com apoio do ICSS”, explica o coordenador do Campus. “Além de impulsionar a carreira, a certificação oferece a oportunidade de se manter atualizado com as últimas tendências e práticas, valorizando constantemente suas habilidades. Este é o caminho para ser reconhecido por suas contribuições positivas na área e alcançar um novo patamar de excelência profissional”, complementa.

As inscrições devem ser feitas através do link: Certificação Profissional UNIDAS – ICSS – CAMPUS UNIDAS – PLATAFORMA EDUCACIONAL

*Informações Assessoria de Imprensa

Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
saudedebate.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
saudedebate.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
02.11.2024 - 07:20:49
Uso de dados e cookies: