Fundada em 24 de agosto de 1953, em uma assembleia constituída por 29 médicos, na sede da Associação Paulista de Medicina, no Centro de São Paulo, a Sociedade Paulista de Reumatologia (SPR) é uma associação civil científica, sem fins lucrativos. Teve como primeiro presidente Dr. Castor Jordão Cobra e foi a primeira regional da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Atualmente a entidade conta com 700 membros efetivos.
“Desde sua criação, a SPR tem atuado ativamente para levar aos profissionais da saúde do Estado de São Paulo e ao público em geral as mais recentes conquistas científicas no campo da Reumatologia, contribuindo com o reconhecimento desta especialidade e a conscientização sobre as doenças reumáticas”, destaca a atual presidente da entidade, Dra. Nafice Costa Araújo. Atualmente são conhecidos mais de 120 tipos de doenças que podem estar ligadas a articulações, músculos, ligamentos, tendões, ao próprio sistema imunológico e que podem atingir qualquer órgão do corpo humano. Estima-se que mais de 15 milhões de brasileiros tenham alguma doença reumática, muitas delas incapacitantes e sem cura até o momento.
“Daí a importância também da Sociedade Paulista de Reumatologia no propósito de aliar conhecimento científico de excelência à inovação para levar assistência de qualidade aos pacientes de doenças reumáticas, com os melhores medicamentos e tratamentos disponíveis, seja no setor público ou privado”, completou a presidente Nafice.
LIVRO – Para celebrar as 7 décadas de fundação da SPR, resgatando a história da entidade e a evolução da especialidade, a Sociedade lançou na noite de 24 de agosto de 2023, no auditório da Associação Paulista de Medicina (mesmo local de fundação da SPR), o livro “70 anos de…