Curitiba informou nesta sexta-feira (20 de novembro) que ativou 94 leitos para atender os pacientes de Covid-19. A cidade está passando por uma alta no número de casos da doença nas últimas semanas, batendo recordes na divulgação de novos diagnósticos por dia. Nesta sexta-feira, Curitiba registrou mais 1.409 casos de Covid-19 e 11 mortes de moradores da cidade.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, são 41 leitos de UTI SUS – seis no Hospital Vitória, dez no Hospital do Idoso, dez no Hospital Evangélico Mackenzie, dez no Hospital de Clínicas e cinco na Santa Casa. Os novos leitos de enfermaria estão distribuídos da seguinte maneira: cinco na Santa Casa, dez no Hospital de Clínicas e 38 no Hospital do Idoso.
Leia também – Números do novo coronavírus no Brasil e no Paraná
Leia também – Aumento de casos de Covid-19: reflexo do comportamento da população
Apesar do aumento no número de casos novos, em especial nas duas últimas semanas, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu pela manutenção da bandeira amarela de riscos de transmissão do coronavírus na cidade, a partir da avaliação dos indicadores que medem a evolução da pandemia em Curitiba. Segundo a secretaria, o cálculo da bandeira ficou em 1,85, mantendo a cidade em situação de alerta, ou seja, na bandeira amarela. O decreto que renova a bandeira amarela entra em vigor neste sábado (21) e tem validade de sete dias.
A secretaria informou que, entre os nove itens usados para o cálculo que define sob qual bandeira a cidade vai funcionar, os de capacidade de atendimento aos doentes (leitos de UTI e de enfermaria) têm o maior peso. Houve a ampliação dos leitos pelo SUS e o município também fez um apelo para que a rede privada e os hospitais na Região Metropolitana também ampliem as vagas, suspendendo as cirurgias eletivas, como fez Curitiba no início desta semana.
Leia também – Cansaço da pandemia x aumento de casos de Covid-19