Saúde Financeira: investimento com Letra Financeira

letra financeira - saúde financeira
(Foto: gpointstudio / Freepik)

Continuando nossos artigos sobre os produtos de investimentos, sabemos que muitos deles ainda são pouco conhecidos pela população em geral, embora já há muito tempo estejam presentes no mercado financeiro, tendo sido amplamente utilizado por investidores, principalmente administradores de fundos e gestores de grandes carteiras.

Hoje falaremos um pouco mais sobre a LF (Letra Financeira), muito utilizada para diversificação de carteira de investimento, como opção de produto de renda fixa de longo prazo — um ótimo investimento que permite ganhos acima do CDI.

A Letra Financeira nada mais é que um título emitido por bancos ou cooperativas de crédito para captação de recursos. Por este motivo, conhecer a instituição da qual você está adquirindo este produto, bem como conhecer sua classificação de risco, é muito importante para seus investimentos. A LF não possui cobertura do Fundo Garantidor de Crédito.

Por se tratar de um investimento de médio/longo prazo, lembre-se de estar com seu planejamento financeiro em dia, para que a alocação de recurso seja adequada ao seu planejamento. Quando falamos de médio/longo prazo, nos referimos à carência de resgate deste investimento, de no mínimo 2 anos. Justamente por este motivo, este ativo remunera seus investimentos em taxas acima do CDI.

Seu funcionamento é muito semelhante ao de um RDC ou CDB, onde você “empresta” seus recursos à instituição financeira, que se compromete a devolver este recurso acrescido de juros, previamente acordados, ao final do prazo contratado.

Este investimento é indicado para quem já possui sua reserva de emergência investida em produtos com liquidez, de forma que a carência que o produto possui não irá comprometer seu planejamento financeiro.

Algumas regras desse produto, podem variar conforme a instituição que o oferece, tais como: investimento mínimo, prazo, rentabilidade, entre outros, assim como existem Letras Financeiras que podem ser pré-fixadas, pós-fixadas e atreladas a índices como o de inflação. É importante sempre comparar e buscar o melhor custo-benefício para seus recursos!

A tributação é outro benefício do produto, pois apesar de seguir a tabela regressiva da Receita Federal, sempre terá a menor alíquota de IR possível, devido ao seu prazo/carência para resgate.

Gostaria de saber mais sobre este ou outro assunto da área financeira? Fale com a gente através do e-mail: faleconosco@sisprimedobrasil.com.br

Por Juliana Refundini, profissional CFP®

* Semanalmente, a Sisprime do Brasil – cooperativa de crédito fundada por médicos e criada com o propósito de melhorar a vida fi­nanceira das pessoas – compartilha com os leitores uma coluna sobre educação financeira para ajudar na saúde de todos. A Sisprime é uma das instituições parceiras do Saúde Debate.

Clique aqui para conferir as colunas da Sisprime sobre saúde financeira