O Telemedicina Paraná completou 2.395 atendimentos em duas semanas de atendimento, conforme balanço divulgado pelo governo do estado. A plataforma de atendimento de saúde online que faz parte das medidas de enfrentamento e prevenção à Covid-19 foi lançada no dia 13 de abril. Os dados são do período até 27 do mesmo mês.
O serviço pode ser acessado de qualquer localidade paranaense pelo site ou pelo aplicativo Telemedicina Paraná, disponível para os sistemas Android e IOS.
Além de agilizar o atendimento médico à população, a plataforma ajuda a diminuir o fluxo de pessoas nas unidades de saúde, evita aglomerações e deslocamentos, protege os profissionais de saúde e possibilita que o cidadão passe por consulta diretamente de sua casa. O serviço também possibilita o suporte para diagnóstico clínico de forma remota, permitindo a interpretação de exames e a emissão de laudos médicos.
De acordo com o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, a telemedicina conecta pacientes aos especialistas, reforçando o distanciamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “A telemedicina é uma ação expressiva e inovadora no combate à pandemia. A plataforma contribui para a atuação no estágio inicial de triagem e contenção de encaminhamentos para as unidades de saúde, com o atendimento de profissionais e estudantes capacitados da área”, destaca Bona.
Atuam na plataforma 160 médicos, enfermeiros e estudantes de cursos da área da saúde das universidades estaduais do Paraná e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os estudantes atuam na etapa da triagem, com supervisão de profissionais coordenadores.
Dos 2.395 atendimentos realizados, 188 pacientes consultaram os médicos da plataforma e apenas dez foram encaminhados para as unidades de saúde. Os demais fizeram o cadastro e não deram continuidade à triagem ou não tinham qualquer sintoma relacionado ao novo coronavírus.
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Atendimento psicológico
Desde o dia 28 de abril, o Telemedicina Paraná também disponibilizará atendimento psicológico gratuito. São 14 psicólogos voluntários que atenderão o público. “Vamos realizar atendimentos de acolhimento de sentimentos como medo, pânico, ansiedade e todas as outras preocupações que envolvem o processo pandêmico que não dizem respeito apenas à doença. Queremos viabilizar o acesso amplo ao atendimento psicológico”, ressaltou a psicóloga Jeanine Rolin.
Passo a passo
Após o cadastro no aplicativo ou no site, o paciente preenche um formulário sobre sua condição de saúde. O sistema faz uma triagem inicial por meio da inteligência artificial. Se o paciente não for identificado com possíveis sintomas de coronavírus receberá orientações de como se prevenir.
Se for identificado com algum sintoma será encaminhado para nova triagem com profissionais e estudantes da saúde, com atendimento online via WhatsApp. Se os sintomas não forem de Covid-19 ele receberá novas orientações.
Na consulta online o médico dará o diagnóstico, com possibilidade de encaminhamento para atendimento presencial na unidade de saúde mais próxima do paciente. O médico também pode prescrever medicamentos e emitir atestados.
O Telemedicina Paraná foi desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), a partir de uma demanda da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. A iniciativa conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde e dos Conselhos Regionais de Medicina (CRM-PR) e de Psicologia do Paraná (CRP-PR).