Paraná Rosa chega ao fim com a mobilização de mais de 40 mil pessoas

Os municípios de Guaratuba, Matinhos, Altônia e Terra Roxa foram os últimos a receber a caravana Paraná Rosa, o projeto realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), e idealizado pela primeira dama do Estado, Luciana Saito Massa, passou por 43 municípios promovendo ações de incentivo ao cuidado com a saúde da mulher.

 

Durante o percurso, foram mais de 10 mil km rodados, cortando o Paraná por inteiro promovendo a prevenção, a conscientização e a atenção com a saúde da mulher. Mais de 40 mil pessoas foram mobilizadas com a ação e passaram pelos locais dos eventos. O Paraná Rosa realizou 1.241 coletas de exames de colo de útero, 1.136 agendamentos de mamografia, 7.076 testes rápidos de hepatite, HIV e sífilis, 671 testes de glicemia, 1083 aferições de pressão arterial, 190 vacinas e a população pôde ainda participar de atividades como maquiagem, corte de cabelo, palestras de profissionais das áreas de saúde, orientações nutricionais e atividades físicas.

 

Exames

A mamografia é de fácil acesso e está disponível o ano todo pelo SUS. “O Outubro Rosa dá destaque à causa, mas a prevenção deve ser feita o ano todo, a vida toda. A prevenção ainda é o melhor remédio, pois, se descoberto no início, as chances de cura do câncer são muito grandes”, alerta Beto Preto, secretário de Estado da Saúde.

 

A mamografia deve ser realizada a cada dois anos em mulheres de 50 a 69 anos. Fora da faixa etária e periodicidade, o exame é recomendado somente para mulheres com sinais ou sintomas de câncer de mama, como nódulo, retração do mamilo e outros; ou com histórico familiar em parente de primeiro grau, como mãe, irmã ou filha. 

 

Em relação ao câncer de colo de útero, a recomendação é que seja realizado em todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual. Os dois primeiros exames com intervalo de um ano e, se os resultados forem normais, os próximos podem ser realizados a cada três anos.

 

Números

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) em 2018 o Brasil registrou 59.700 novos casos de câncer de mama. No Paraná foram 3.730 casos.

Até o mês de junho deste ano, o Estado realizou 144.409 mamografias. Já os exames preventivos de colo de útero foram 295.676. Para oferecer os testes, o Paraná conta com 179 mamógrafos SUS distribuídos nas 22 Regionais de Saúde.