Novo coronavírus: casos confirmados no Brasil sobem para 52

O número de casos confirmados de coronavírus no Brasil chegou a 52, conforme balanço divulgado pelo Ministério da Saúde na tarde desta quarta-feira (11 de março). A maioria das novas pessoas infectadas está em São Paulo, com 30 casos. O Rio de Janeiro tem 13 casos confirmados. Brasília subiu de uma para duas pessoas nessa situação. Além desses estados, já tiveram casos identificados a Bahia e o Rio Grande do Sul (2), além de Alagoas, Minas Gerais e Espírito Santo (1).

O Paraná apresentou um provável caso de novo coronavírus. A informação foi repassada pela Secretaria de Estado da Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, onde está o paciente. Ele apresentou o sintomas após uma viagem pela Europa. Um exame feito em um laboratório particular indicou novo coronavírus. As autoridades de saúde aguardam o resultado de exames no Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) para confirmar ou não o caso.

Em relação a casos suspeitos, o Brasil soma 907 situações sendo investigadas. Os casos descartados totalizam 935.

Leia mais – Novo coronavírus e etiqueta da tosse: você está fazendo certo?

Leia também – O que é mito e verdade sobre o novo coronavírus?

No panorama global, o número de casos continua subindo. Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, que monitora o novo coronavírus em parceria com institutos e ministérios de saúde de diversos países, 121.564 pessoas foram diagnosticadas com Covid-19. O número de mortes, no momento da reportagem, é de 4.373. O número de pessoas que não apresentam mais sintomas após terem sido diagnosticadas – portanto, consideradas curadas – está em 66.239.

Nesta quarta-feira (11), a Organização Mundial de Saúde declarou o novo coronavírus como pandemia.