Hospital Erasto Gaertner vai abrir unidade avançada em Paranaguá (PR)

Pacientes que residem em Paranaguá, no litoral do Paraná, e realizam tratamento contra o câncer em Curitiba (PR), vão passar por uma triagem promovida pelas equipes responsáveis pela Unidade Avançada do Hospital Erasto Gaertner no município. As triagens começaram nesta sexta-feira (27 de dezembro) e abrangem os 277 moradores de Paranaguá que fazem a viagem até a capital paranaense devido ao tratamento.

A triagem ocorrerá durante os próximos 30 dias, antes da inauguração da unidade avançada. O agendamento das consultas para o processo de triagem é realizado pelo hospital. A equipe entra em contato telefônico com o paciente informando a data e horário que ele deve comparecer para o procedimento.

“São dois anos de trabalho, idas a capital e Irati (região central do Paraná), para conhecer a unidade avançada já existente por lá e nossa ansiedade está cada vez maior porque sabemos da importância de contar com esse serviço aqui na cidade. Quem tem uma pessoa com câncer na família sabe como é difícil lidar com essa doença e poder contar com o tratamento no próprio município é muito importante. A Unidade Avançada é um presente para Paranaguá”, enfatiza o prefeito Marcelo Roque.



Leia mais: Cinco mitos e verdades sobre o câncer de próstata

Leia mais: Mas por que o exame do toque é essencial na saúde do homem?

A Prefeitura de Paranaguá investiu cerca de R$ 500 mil na adequação do prédio onde será a unidade avançada, que fica ao lado da sede da Secretaria Municipal de Saúde, na região central de Paranaguá. Foram gastos mais cerca de R$ 1 milhão para aquisição dos equipamentos para viabilizar o atendimento, atendendo especificações definidas pelo próprio hospital. O prefeito observa que há a possibilidade de parceria com o Estado para que a unidade atenda também moradores das outras cidades litorâneas.

A secretária de saúde de Paranaguá, Lígia Regina de Campos Cordeiro, afirma que o atendimento na unidade em Paranaguá dependerá do quadro clínico específico de cada paciente. “Durante a triagem será possível avaliar essa questão, mas este é um marco para a cidade”, ressalta.

O cirurgião oncologista do Hospital Erasto Gaertner, Romilton Leal, será um dos médicos que atuará na unidade em Paranaguá. “Esse período de triagem é necessário para verificarmos cada paciente e quais serão atendidos na unidade em Paranaguá e os que precisarão continuar o tratamento no hospital. É de grande importância contar com uma unidade na cidade. Temos experiência em Irati e vemos a satisfação dos pacientes por poderem ter o atendimento perto de suas casas. É também um incentivo para que ele permaneça com seu tratamento. É um ganho muito grande para a população”, comentou.