Boletim atualizado do Ministério da Saúde, divulgado nesta quarta-feira (5), informa que 11 pessoas ainda estão com suspeita de infecção por coronavírus no país. De acordo com Julia Croda, diretora do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério, são duas pessoas a menos que o número divulgado nesta terça-feiraAMP (4). “Os números demonstram claramente que o foco da transmissão é local, e está bastante concentrado na China, na região de Hubei. 99% dos casos estão lá”, disse.
O secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, confirmou que 21 casos em território brasileiro foram analisados e totalmente descartados. Houve a divulgação de dois casos suspeitos no Paraná, mas eles foram descartados pelas secretarias de estado de Saúde e municipal de Curitiba. AMP
De acordo com o boletim, o Rio Grande do Sul lidera o número de casos investigados, com cinco pessoas em isolamento, e São Paulo em seguida com quatro suspeitas de infecção por coronavírus.
Números no mundo
Segundo os números do Centro Nacional de Saúde da China (NHC) e do Centro Nacional de Controle de Doenças da China (China CDC), mapeados pela universidade americana Johns Hopkins, o coronavírus já contaminou 24.631 pessoas até o momento, sendo que 494 casos resultaram em morte.
Hubei, considerado o ponto inicial da infecção, registra 16.678 casos.
No fim de janeiro, a Organização Mundial da Saúde declarou estado de emergência global em razão do novo coronavírusAMP.