O aplicativo Saúde Já é o grande vencedor do concurso Boas Práticas 2019 na categoria Saúde, iniciativa do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), que, pela primeira vez, integra o Programa Time Brasil – Transparência e Integridade em Municípios e Estados (antigo Pacto), ação em conjunto com a Controladoria Geral da União.
Lançado em março de 2017, o aplicativo contabiliza 7,7 milhões de acessos. A ferramenta foi desenvolvida por servidores da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba.
Mudança radical
A secretária da Saúde, Marcia Huçulak, que foi uma das vencedoras do prêmio, agradeceu as equipes das 111 unidades básicas de saúde. “As equipes abraçaram o projeto. Fizemos uma mudança radical e hoje o aplicativo é um sucesso”, disse a secretária, que destacou, dentre as facilidades do app, o agendamento das consultas com a enfermagem, o monitoramento da situação vacinal, o agendamento e informações úteis para o pré-natal. “Foi uma grande ferramenta para melhorar o acesso ao cidadão”, completou.
73 práticas, 315 servidores
O Concurso Boas Práticas teve a participação de 315 servidores responsáveis por 73 práticas. Foram premiadas as 13 melhores práticas desenvolvidas por servidores de dez órgãos, entre 2017 e 2019. As categorias nas quais houve premiação foram Educação, Saúde, Gestão Pública, Finanças e Meio Ambiente.
O presidente do Imap, Alexandre Matschinske, destacou que as práticas premiadas terão espaço na revista eletrônica semestral do Imap (Curitiba em Destaque).
A seleção, feita por servidores com larga experiência na área de administração pública, levou em consideração os seguintes itens: inovação, disseminação, compartilhamento e relevância.