Secretário-geral da AMB fala sobre Exame Nacional de Proficiência em Medicina em Fórum Médico Interativo da Amrigs – AMB


Nesta quarta-feira (2), o secretário-geral da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. Florisval Meinão participou do Fórum Médico Interativo, realizado pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Durante o encontro, o médico especialista falou sobre o Projeto de Lei nº 2.294/24, que cria o Exame Nacional de Proficiência em Medicina para oferecer uniformidade e elevar os padrões da prática médica no Brasil.

“O debate foi muito rico. Como representante da AMB um dos pontos que destaquei foi a importância dos médicos generalistas realizarem o exame. É absolutamente necessário para a segurança do paciente. Há médicos recém-formados, de algumas instituições, que não têm conhecimento suficiente para realizar atendimento adequado”, explicou Dr. Florisval.

O debate reuniu médicos da capital gaúcha com o intuito de discutir sobre a implementação do exame, que segue em análise no Senado Federal. A mediação do evento foi feita pelo Dr. Gerson Junqueira Jr., presidente da Amrigs.

Mesa

Além do secretário-geral da AMB, compuseram a mesa a Dra. Rosylane Nascimento das Mercês Rocha, segunda vice-presidente CFM; Dra. Lúcia Kliemann, diretora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Famed/UFRGS); Dr. Francisco Arsego de Oliveira, diretor regional sul da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem); Dra. Bruna Chaves Lopes, coordenadora do curso de Medicina da UFRGS, e o Dr. Vitor Feuser da Rosa, presidente da  Associação dos Médicos Residentes do Rio Grande do Sul (AMERERS).

O exame

Assim com as demais entidades médicas, a AMB se preocupa com questões como o número descontrolado de abertura de escolas médicas no país que comprometem a boa formação dos médicos e, consequentemente, com o atendimento de qualidade à população.

O Exame Nacional de Proficiência em Medicina apresenta como…



Leia Mais >