Quem tem criança em casa sabe como a imunidade dos pequenos é um tema sensível. Nariz escorrendo, tosse que não cessa, alergias, doenças infectocontagiosas da escola… a lista é vasta. Você sabe, no entanto, quantas vezes por ano é considerado normal a criança ficar doente, e quais são as doenças mais comuns na infância?
Veja também – A importância e os benefícios da amamentação, com Priscila Mattos
Conforme a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), nos primeiros três anos de vida é esperado que os pequenos apresentem de oito a 12 infecções respiratórias virais no ano, principalmente se já frequentam creches ou escolas. Infelizmente, segundo a entidade, não há “evidências científicas fortes de que exista um medicamento ou produto natural que, de fato, promova amadurecimento mais rápido ou que melhore o funcionamento do sistema imunológico” nessa faixa etária.
No entanto, há algumas formas de promover uma boa saúde e, consequentemente, reforçar a construção de uma boa imunidade, conforme a orientação da SBP:
E se você ficou curioso, confira abaixo quais são as 10 doenças mais comuns na chamada Primeira Infância, que engloba os primeiros seis anos de vida:
Virose
O termo, bastante comum nos lares brasileiros, se refere a doenças que geralmente atacam o sistema gastrointestinal ou respiratório e pode ser causado por qualquer tipo de vírus – por isso é tão comum. Ela pode causar diarreias, vômitos e, consequentemente, desidratação nos pequenos.
Infecção no ouvido
Existem dois tipos diferentes de otite: a média, quando há acúmulo de…