Nos dias 21 e 22 de setembro, ocorreu o 1º Encontro de Terapias Especiais, promovido pela Unimed Mercosul, em Florianópolis. A convite da organizadora do evento, representantes do Sistema Unimed do Paraná contribuíram com o tema em diversos painéis. A programação foi dividida em três pilares: Capacitação dos profissionais, Protocolos de Atendimento e Operacionalização no Intercâmbio.
No primeiro dia de evento, o tema “Terapias Especiais e os Desafios no Intercâmbio” foi trabalhado pela coordenadora da Gestão de Intercâmbio e Rede Prestadora da Unimed Paraná, Mônica Garanhani. Também debateram o assunto Geison Tremea, superintendente-executivo da Unimed Rio Grande do Sul, e Fernando Eskelsen do Nascimento, gerente de Custos Assistenciais e Gestão de Rede da Unimed Santa Catarina. A mediadora foi Ronisia Padilha, gerente de Relacionamento da Unimed RS.
Daniely Mendes, coordenadora de Soluções em Saúde da Unimed PR, foi mediadora de um dos painéis de cases de sucesso. Representando o estado, estiveram a Unimed de Cianorte, com a coordenadora do Espeço Terapêutico Cuidar, Raquel Silva; a Unimed Cascavel, com a supervisora técnica Êmili Barbosa; e a Unimed Maringá, com o coordenador do Núcleo de Acolhimento das Terapias Especiais (NATE), Jefferson Testi.
Leia também: Novo espaço da Clínica de Terapias Especiais da Unimed Apucarana traz cuidado de excelência
No segundo dia, representantes do Sistema Unimed Paranaense também marcaram presença no encontro. A palestra “A visão do Poder Judiciário sobre as Terapias Especiais e Transtorno do Espectro Autista – TEA”, ministrada por Ney Wiedemann Neto, desembargador na Sexta Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, foi mediada pelo diretor de Saúde da Unimed PR, Faustino Alferez. O contexto foi debatido entre os profissionais: Eduardo Batistel Ramos, coordenador da Assessoria Jurídica da Unimed…