Sempre procuramos bons médicos, boas clínicas, bons atendimentos em saúde. No entanto, a atitude do indivíduo também influencia nos resultados dos tratamentos em saúde. Você já se perguntou o que seria um “bom paciente”?
Confira também: Bem-estar: conheça 15 opções de livros sobre saúde mental
Saiba que alguns cuidados contribuem para consultas efetivas e resultados melhores! Pouco se fala sobre isso e temos a tendência em acreditar que apenas a conduta dos profissionais de saúde, suas orientações, prescrições e atenção são suficientes para desfrutarmos de boa saúde, mas na verdade a nossa atuação como paciente é tão importante quanto a dos profissionais.
Por isso elencamos 10 pontos importantes que podem contribuir para você ser sempre um bom paciente:
- Tenha um médico de referência
- Pratique o autoconhecimento
- Organize seu histórico médico
- Sempre pergunte
- Manifeste suas apreensões
- Guarde seus exames pelo tempo indicado
- Não use medicamentos sem prescrição médica
- Cultive bons hábitos
- Siga o tratamento corretamente
- Só vá ao Pronto Atendimento nos casos indicados
Veja em detalhes as 10 dicas para ser um bom paciente:
- Tenha um médico de referência
Procure ter um médico de referência que o acompanhe ao longo do tempo e concentre as informações de seu histórico de saúde, podendo lhe orientar sobre o momento oportuno para procura de outros profissionais e realização de exames.
2. Pratique o autoconhecimento
Habitue-se a conhecer seu corpo, hábitos, limites e mantenha um registro de sinais e sintomas que lhe chamam a atenção, além de todas as medicações a que faz uso para que consiga levar informações relevantes ao seu médico.
3. Organize seu histórico médico
Ao ser encaminhado a outro profissional leve um resumo das queixas principais, exames recentes e medicações (nome, especificação, dose e horários) que faz uso.
4. Sempre pergunte!
Não saia da consulta com dúvidas. Pergunte ao médico sobre a…