Não adianta negar: todo mundo tem algum hábito que deseja começar, como a prática de exercício físico, melhorar a alimentação ou dormir melhor. No entanto, essa tarefa costuma não ser tão simples. Isso, pois, alterar a maneira como vivemos nossa rotina exige disciplina, constância e muita insistência, estimulando as áreas do cérebro responsáveis por uma espécie de “mudança de rota neural”.
Veja também: Metas para 2025: 8 hábitos saudáveis para cultivar!
A boa notícia é que, por mais difícil que pareça, essa transformação é possível – e deve ser feita, principalmente quando o assunto é saúde! Conforme a neurociência, o cérebro pode se moldar de diferentes formas, principalmente através da repetição. O tempo para mudar um hábito, porém, é variável. Conforme o último estudo publicado por pesquisadores do Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da Universidade de Londres, esse período pode variar entre 18 e 254 dias, dependendo da pessoa e do hábito a ser mudado.
De qualquer maneira, o melhor é começar o quanto antes a exercitar o cérebro! Confira, abaixo, 10 dicas do Viver Bem para mudar um hábito e ter uma vida mais saudável:
O cérebro adora padrões. Conectar um novo hábito a algo que você já faz automaticamente facilita a transição. Exemplo: quer beber mais água? Tome um copo sempre que escovar os dentes. Quer meditar? Faça isso logo após o café da manhã. Isso se chama “empilhamento de hábitos” e promete ser mais eficaz.
Marcar um “X” no calendário cada vez que pratica o hábito reforça a continuidade. Mas cuidado: se falhar um dia, não desista. O problema não é errar, mas deixar que um deslize vire um padrão. Também tome cuidado para não tornar seu controle uma neura. Se precisar, comece tudo de novo, só não desista.
O erro mais comum ao tentar mudar um hábito é querer…