Quanto tempo leva para mudar um hábito? Veja 10 dicas!


(Foto: Freepik)

Não adianta negar: todo mundo tem algum hábito que deseja começar, como a prática de exercício físico, melhorar a alimentação ou dormir melhor. No entanto, essa tarefa costuma não ser tão simples. Isso, pois, alterar a maneira como vivemos nossa rotina exige disciplina, constância e muita insistência, estimulando as áreas do cérebro responsáveis por uma espécie de “mudança de rota neural”.

Veja também: Metas para 2025: 8 hábitos saudáveis para cultivar!

A boa notícia é que, por mais difícil que pareça, essa transformação é possível – e deve ser feita, principalmente quando o assunto é saúde! Conforme a neurociência, o cérebro pode se moldar de diferentes formas, principalmente através da repetição. O tempo para mudar um hábito, porém, é variável. Conforme o último estudo publicado por pesquisadores do Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da Universidade de Londres, esse período pode variar entre 18 e 254 dias, dependendo da pessoa e do hábito a ser mudado.

De qualquer maneira, o melhor é começar o quanto antes a exercitar o cérebro! Confira, abaixo, 10 dicas do Viver Bem para mudar um hábito e ter uma vida mais saudável:

1. Adicione gatilhos ao ambiente

O cérebro adora padrões. Conectar um novo hábito a algo que você já faz automaticamente facilita a transição. Exemplo: quer beber mais água? Tome um copo sempre que escovar os dentes. Quer meditar? Faça isso logo após o café da manhã. Isso se chama “empilhamento de hábitos” e promete ser mais eficaz.

2. Registre seu progresso

Marcar um “X” no calendário cada vez que pratica o hábito reforça a continuidade. Mas cuidado: se falhar um dia, não desista. O problema não é errar, mas deixar que um deslize vire um padrão. Também tome cuidado para não tornar seu controle uma neura. Se precisar, comece tudo de novo, só não desista.

3. Comece, mesmo que devagar

O erro mais comum ao tentar mudar um hábito é querer…



Leia Mais >