O Projeto Pezinho em Casa, do Hospital Geral Unimed (HGU), está completando um ano. Com o intuito de personalizar o atendimento da mãe e do bebê, as coletas para o teste do pezinho são realizadas em domicílio.
Leia também: Espaço Saúde Unimed de Telêmaco ultrapassa 5 mil exames no primeiro mês
A ideia surgiu em 2020, durante a pandemia e, após alguns testes-piloto, o programa foi estruturado e implantado no hospital no ano passado. De acordo com Fernanda Silva Martins, técnica de enfermagem responsável pelas coletas, quando não há complicações, um paciente pós-cirúrgico normalmente recebe alta 24 horas após a cirurgia. No caso das parturientes, este prazo se estendia por causa do teste do pezinho. “Se a coleta pudesse ser feita em casa, a paciente poderia receber alta em 24 horas e ser atendida no aconchego familiar, sem deixar de lado a segurança das condições clínicas, tanto da mãe quanto do bebê”.
Antes de receber alta, a paciente pode optar pela coleta em domicílio e aguarda o contato da equipe para o agendamento. A coleta é feita de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, entre o terceiro e o quinto dia de vida do recém-nascido.
A enfermeira coordenadora da maternidade do HGU, Heidlane Cezar, ressalta outros cuidados realizados durante a visita. “Para garantir a segurança da alta precoce, e também para atender às recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria de segurança na alta, além da coleta, vários outros aspectos são avaliados, como amamentação, avaliação física do bebê e da mãe”.
Para Vivian Silva de Melo Fiala, dentista e mãe do Gabriel, a coleta em domicílio favorece também a rotina das famílias. “Muito mais que apenas o teste do pezinho, tirou dúvidas sobre vários assuntos. O atendimento hospitalar domiciliar é bem melhor, pois tenho outro filho pequeno e estávamos todos ansiosos para chegar em casa logo. Fiquei muito feliz…