Em alguns meses, haverá um novo integrante na família e junto dele, chegará também uma nova mãe, um novo pai, um novo irmão, uma nova irmã, avô, avô, tio, tia… o nascimento do bebê ressoa em muitas pessoas trazendo uma nova configuração familiar. Estar preparado para esse momento envolve muita atenção e dedicação e, foi por isso, que gestantes e seus acompanhantes se inscreveram para participar do Projeto Nascer Bem, oferecido gratuitamente a todas as pessoas da comunidade pela Unimed Costa Oeste.
A mais recente turma percorreu a jornada em março, acompanhada de diversos profissionais: enfermeiro, psicólogo, obstetra, pediatra, odontopediatra, bombeiro civil, educador físico e fisioterapeuta pélvica. Eles conduziram palestras sobre assuntos da complexa – e transformadora – chegada de um bebê. Desde os aspectos psicológicos como os sentimentos envolvidos, as mudanças emocionais e corporais da mãe, o apoio emocional que ela precisa ter, cuidados com a gestação, nutrição da mãe e do filho, tipos de parto, amamentação, primeiros socorros, vacinas, dentre outros assuntos primordiais para a preparação.
A psicóloga da Unimed, Rafaela Pastore, abriu a programação com uma abordagem psicossocial e disse que atualmente as responsabilidades no cuidado do bebê são de toda a família. “Antigamente era só uma atribuição da mãe, hoje são dos pais, das pessoas que estão ao redor e dispostas a apoiar as necessidades da mãe e do filho em qualquer momento. Assim, uma amiga, um colega, os avós, os tios também compõem essa multifamília”, afirma.
Leia também: Estrutura própria promove agilidade em atendimentos da Unimed Costa Oeste
Novidades
O tradicional curso de pré-natal oferecido duas vezes ao ano pela Unimed Costa Oeste está em uma nova configuração. A enfermeira da Unimed Costa Oeste, Julia Bonassina, comenta que profissionais de outras categorias foram convidados a colaborar com a formação….