Dra. Maria Rita de Souza Mesquita, primeira secretária da Associação Médica Brasileira (AMB), foi uma das homenageadas com o Prêmio Ruth Sonntag Nussenzweig, em evento realizado na noite desta segunda-feira (2), na sede da Câmara Municipal de São Paulo.
A iniciativa da premiação é órgão legislativo da cidade de São Paulo e tem o intuito de reconhecer o trabalho de mulheres cientistas, médicas e profissionais da área da Saúde, com destaque na pesquisa científica e no avanço da Medicina do Brasil.
“Estou muito honrada em receber o Prêmio Ruth Sonntag. Esse reconhecimento é muito gratificante, serve como um motivador significativo, e mais do que isso, reflete o compromisso em continuar trabalhando em prol da defesa e promoção dos direitos das mulheres, essenciais para a construção de uma sociedade mais igualitária e próspera”, celebrou Dra. Maria Rita.
Quem foi Ruth Sonntag Nussenzweig
Ruth Sonntag Nussenzweig era médica – formada em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) – e pesquisadora nos segmentos de parasitologia e imunologia, com uma vida caracterizada por importantes desafios e conquistas. Nascida em 1939, na Áustria, Ruth imigrou para o Brasil com seus pais para escapar da perseguição nazista. Suas pesquisas foram fundamentais para o avanço do entendimento da doença de Chagas e para o desenvolvimento de vacinas contra a malária. No período da ditadura militar, a médica foi morar em Nova Iorque com o marido – também médico. Ruth faleceu em 2018 em consequência de uma embolia pulmonar.