O presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. César Eduardo Fernandes participou nesta quarta-feira, dia 6, do RIO HEALTH FORUM, que termina hoje, dia 7, e ocorre dentro do FISWEEK2024, maior evento de Inovação, Empreendedorismo e Tendências da Saúde da América Latina, que está sendo realizado no Rio de Janeiro.
A presença do representante da AMB se deu na mesa, que teve como tema central “Monitorando a Qualidade da Cadeia da Saúde”. O objetivo do encontro é promover uma cooperação público-privada, onde lideranças e grandes empresas possam interagir e ajudar a moldar um novo futuro para a saúde.
Dr. César defendeu a excelência no atendimento profissional dos médicos. “Devemos estar alerta à temas, tais como a importância do exame de proficiência médica para a segurança do paciente, a baixa oferta de residência médica no Brasil e as consequências dos atuais decretos federais sobre o tema”, afirmou.
Ele explica, que é necessário ter uma política de provisionamento de médicos, pois o profissional precisa ser qualificado e sobretudo determinante nas unidades básicas de saúde. “A nossa resolutividade é muito baixa por conta da desqualificação de médicos no nosso país. Precisamos, efetivamente, de uma carreira de estado. Entendemos que o problema do Brasil não é falta de médicos. O ponto é: qualidade”, alertou.
E completou: “Precisamos de ferramentas, que avaliem a cadeia como um todo, para que tenhamos uma visão completa e real da jornada do paciente, a medicina não é uma ciência de fim, é uma ciência de meio”.
O presidente da RIO HEALTH FORUM, Denizar Vianna, destacou que o encontro é uma oportunidade exclusiva para líderes, governos, reguladores, empresas e academia transformarem o Ecossistema da Saúde. “Com parcerias estratégicas e cooperação competitiva, buscamos criar um novo futuro para a Saúde, garantindo o acesso. É importante todos se juntarem…