Webinar foi realizado pela Anahp, em parceria com o portal JOTA
Foi realizado na última terça-feira (16) o webinar “Formação dos profissionais de saúde”. O evento foi uma iniciativa da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), em parceria com o portal JOTA, e foi transmitido ao vivo pelo canal do JOTA no YouTube.
O Presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), César Eduardo Fernandes, participou do webinar, ao lado de outros convidados, como Giovanni Cerri, ex-Secretário de Estado da Saúde de São Paulo e coordenador do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Rubens Belfort, ex-presidente da Academia Nacional de Medicina, e Reynaldo Brandt, neurocirurgião do Hospital Israelita Albert Einstein e CEO da Vortics – Inteligência em Saúde.
Durante o evento, o Presidente da AMB falou sobre desafios que são enfrentados hoje no ensino da medicina. “No Brasil, nós tivemos uma profusão de escolas médicas – mais do que dobrou o número de escolas de 2013 para cá. Temos 353 atualmente, a imensa maioria com deficiências importantes em questões básicas para a formação do médico”, pontuou César Fernandes, que também é Professor Titular de Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC).
Em breve, segundo dados apresentados pelo Professor, chegaremos ao número de aproximadamente 40 mil médicos se formando por ano. Muitos deles obtendo o diploma sem o devido conhecimento para o exercício da medicina, porém, legitimamente liberados para o atendimento à população.
“A grande prejudicada com tudo isso, e para onde temos que voltar os olhos, é a população, que será atendida por esses médicos com deficiente formação. Nós não podemos olhar para esse cenário sem resolvê-lo. Essa solução certamente passará por atestar a competência dos egressos dos cursos de medicina e de residência médica, atestar a proficiência de cada um deles, para…