O presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. César Eduardo Fernandes foi um dos convidados a integrar a mesa e palestrar no III Congresso de Direito Médico e Saúde da OAB/SP, realizado nesta terça-feira (17), na Sede Seccional da OAB do Estado de São Paulo. Durante sua participação no evento, conduzido pela presidente da Comissão de Direito Médico e de Saúde da OAB SP e advogada, Juliana Hasse, o presidente falou sobre o tema Ato Médico: Desafios, Tendência e Soluções.
Inicialmente, o Dr. César agradeceu pela sua participação, pontuou sobre o papel da AMB no cenário da medicina no Brasil junto às 54 especialidades médicas, e enfatizou a importância do médico tirar o título de especialista para o exercício da profissão. “Hoje a situação do curso de medicina está precária do ponto de vista de formação do médico e do próprio MEC. Não dá para formar especialistas a ‘toque de caixa’. É um absurdo e um desrespeito ao paciente. A nossa principal bandeira é a defesa do bom exercício e qualificação da nossa profissão”, explicou ele.
Dr. César também falou sobre um importante projeto desenvolvido pela AMB, o Núcleo de Proteção do Ato Médico( NUPAM), que tem como objetivo contribuir para que os serviços e ações de saúde no Brasil sejam prestados de forma responsável, segura e eficiente, tendo o paciente como o centro da atenção.
O presidente da AMB finalizou sua apresentação solicitando que o ato que for exclusivo do médico, seja respeitado para segurança do paciente. E ainda defendeu a realização do exame de proficiência. “Não é possível permitirmos a abertura descompensada de faculdades de medicina no país, sem qualidade e infraestrutura adequada. Há hoje centenas de faculdades espalhadas pelo Brasil que funcionam como simples comércio. Precisamos de profissionais capacitados atuando nas unidades de saúde para cuidar da nossa população”, concluiu o…